São Paulo, domingo, 20 de junho de 2010

Texto Anterior | Índice

PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

Um alívio para a dor muscular

NO RESCALDO DA DOR súbita e intensa por distensão muscular ou torção do tornozelo, entre as inúmeras de origem músculoesquelética, a busca é por massagem do local com um gel ou um creme para aliviar o desconforto.
Existiam, entretanto, controvérsias em relação à efetividade do tratamento com cremes, gel ou spray contendo drogas anti-inflamatórias não esteroides, para diminuir o desconforto da dor.
Thomas Massey e colaboradores do departamento de anestesia e pesquisa sobre dor da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisaram para a Cochrane Library 47 estudos envolvendo 3.455 participantes com o uso tópico dessas drogas para alívio da dor em músculos, ligamentos e ossos.
Eles observaram que o uso desses preparados, contendo diclofenaco, ibuprofen, cetoprofen e piroxican, tem eficácia similar e alivia a dor.
As drogas anti-inflamatórias não esteroides indometacina e benzidamina, no entanto, não apresentam os mesmos efeitos.
Para os autores, as drogas reduzem a dor, com a vantagem de necessitar menos de 1/20 da dosagem empregada para o uso oral.
Evitando a ingestão dessas drogas, é possível prevenir reações adversas, como náuseas e vômitos, observadas em portadores de úlceras gástricas e gastrites.
Os preparados de uso local não causam mais reações na pele do que as encontradas com o uso dos placebos (6% dos participantes), todas leves e transitórias.


Texto Anterior: Foco: "Eu me agarrei a todas as possibilidades de cura"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.