São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Foco

Garota de 20 anos tem mãos e pés amputados após infecção urinária

Octavio Bastos
A modelo Mariana Bridi da Costa, em ensaio fotográfico

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma infecção urinária, provocada pela bactéria Pseudomonas aeroginosa, evoluiu para sepse grave (infecção generalizada) e deixou a modelo Mariana Bridi da Costa, 20, há 17 dias na UTI do Hospital Estadual Dório Silva (ES). Ela respira com aparelhos e precisa fazer hemodiálise.
Ontem pela manhã, a jovem passou por uma cirurgia para amputar as mãos -que ficaram necrosadas. Na última semana, o mesmo aconteceu com os pés.
A Secretaria de Saúde do Espírito Santo informou que "a paciente evoluiu para um quadro de choque séptico, com insuficiência renal aguda, estreitamento dos vasos sanguíneos periféricos e com necrose das mãos e pés, causada pela infecção".
"A preocupação é com a vida dela", disse Agnaldo da Costa, 56, pai da jovem.
O infectologista Caio Rosenthal, do hospital Albert Einstein, diz que não é comum que casos de infecção por Pseudomonas evoluam para a amputação dos membros. "A Pseudomonas aeroginosa é a mais comum da espécie nas infecções urinárias. A necrose acontece quando a bactéria causa uma infecção tão grave que impede que o fluxo sanguíneo atinja extremidades."
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há registro de surtos pela bactéria no país. (FERNANDA BASSETTE)


Texto Anterior: Vício em cigarro aromatizado com mentol é mais difícil de abandonar
Próximo Texto: Raiva: Adolescente curado tem boa recuperação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.