São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RAIVA

Adolescente curado tem boa recuperação

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O adolescente pernambucano curado de raiva, doença tida como 100% mortal, apresentou melhora "surpreendente" e, segundo o médico responsável pelo tratamento, Gustavo Trindade Henriques Filho, já não corre risco de morrer pela infecção, contraída por uma mordida de morcego, em setembro de 2008.
O garoto, de 15 anos, está consciente e interage com as pessoas. Desde outubro, ele permanece na UTI do hospital Oswaldo Cruz, em Recife.
O menino respira sem aparelhos, mas está traqueostomizado (com uma abertura cirúrgica na traqueia) e se alimenta por sonda. Não há previsão de alta. O jovem apresenta alterações motoras, como rigidez muscular e diminuição de força, principalmente nas pernas.
Segundo o médico, os exames de ressonância magnética indicam regressão "quase total" dos danos provocados pela raiva no cérebro e na medula.
O adolescente é o primeiro caso comprovado de cura da raiva no Brasil e o segundo no mundo. (FÁBIO GUIBU)


Texto Anterior: Foco: Garota de 20 anos tem mãos e pés amputados após infecção urinária
Próximo Texto: Saúde cardíaca: Pressão varia com temperatura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.