São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiro não sabe como prevenir a doença

GABRIELA CUPANI
DE SÃO PAULO

O brasileiro não conhece bem as causas, o diagnóstico ou as formas de prevenção e tratamento da osteoporose. Isso é o que revela uma pesquisa inédita, encomendada pelo laboratório Novartis, para avaliar o grau de conhecimento sobre a doença.
O levantamento ouviu 2.000 pessoas com mais de 18 anos em nove capitais, incluindo portadores de osteoporose e pessoas saudáveis.
Os dados mostram que 33% não sabem como prevenir a doença.
Embora grande parte saiba que o problema está relacionado à ingestão de cálcio, 78% desconhecem a importância dos exercícios físicos.
Apenas a minoria -1%- sabe que o álcool e o cigarro estão relacionados à osteoporose. Além disso, 17% acreditam que o problema não traz riscos à saúde.

ESPERADO
"De certa forma, o resultado era esperado, porque há desconhecimento até entre os médicos, que acabam transmitindo informações errôneas", diz o ortopedista Márcio Passini, do Hospital das Clínicas de São Paulo e presidente do Comitê de Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Passini lembra que três em cada quatro pacientes só são diagnosticados depois de uma fratura. "A doença não tem cura, mas o tratamento reduz o risco de fraturas, que é o que queremos."
A pesquisa também revelou que 28% dos brasileiros desconhecem o tratamento. Entre os portadores, 17% não seguem nenhuma terapia.


Texto Anterior: Maioria dos casos de fratura na coluna fica sem tratamento
Próximo Texto: Efeito Colateral: Droga contra queda de cabelo pode levar a disfunção sexual
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.