São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Próximo Texto | Índice

O ASSUNTO É CÂNCER

>> A sobrevida dos pacientes de câncer é menor nos países em desenvolvimento do que nos de primeiro mundo, concluiu uma pesquisa da London School of Hygiene and Tropical Medicine. O estudo reuniu dados de 1,9 milhão de pacientes de 31 países relativos à sobrevida de vítimas de tumores de mama, próstata, cólon e reto. A melhor colocação obtida pelo Brasil foi na sobrevida por câncer de cólon e reto em homens (47,3%), quando o país ficou em 17º lugar, à frente de países como Portugal, Inglaterra e Dinamarca.

>> Pesquisadores da UC Davis, na Califórnia (EUA), descobriram que a taxa de sobrevida entre as mulheres que se submetem a uma segunda lumpectomia (que permite conservar a maior parte do tecido do seio) quando o câncer reaparece na mesma mama é menor que a das mulheres que fazem mastectomia. No primeiro caso, a taxa de sobrevivência após cinco anos é de 67%, contra 78% entre aquelas que passaram pela retirada completa.


Próximo Texto: Uso errado de colírio gera alergia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.