São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Óculos de sol podem ganhar selo de garantia

DA REPORTAGEM LOCAL

Os óculos de sol comercializados no Brasil não possuem nenhum selo de qualidade que ateste que eles possuem o filtro de proteção contra os raios ultravioletas.
Por isso, representantes da Abiótica (Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos) se reuniram com membros da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) no início do mês para discutir a criação e a aplicação de um selo, que seria a garantia do consumidor de que o produto está dentro das normas.
De acordo com Bento Alcoforado, presidente da Abiótica, já existem normas técnicas para os produtos ópticos, mas não há nenhum órgão fiscalizador, por isso, o consumidor não tem a quem recorrer quando quer comprar óculos escuros.
"Os óculos são vendidos de qualquer maneira. Quando você introduz um selo de garantia, o fabricante precisa provar que cumpriu todas as normas, por isso ele será obrigado a se adaptar", disse.
Segundo Alcoforado, a aplicação do selo seria importante porque existem óculos "de marca" que não possuem o filtro e óculos "sem marca" que estão de acordo com as normas.
De acordo com ele, só em 2007, a Receita Federal apreendeu 7,7 milhões de óculos de sol e, desse total, somente 80 mil foram considerados adequados para uso por estarem de acordo com as normas da ABNT. Neste ano, foram apreendidas 6,5 milhões de unidades que ainda estão em análise técnica.
"O que nós queremos é que as normas que existem sejam aplicadas de forma compulsória. A gente quer que todo óculos seja fiscalizado antes de chegar ao mercado."
Se a criação do selo for aprovada, a medida deve ser colocada em prática pelos fabricantes gradualmente e, em cinco anos, a exigência passará a ser plena. (FB)


Texto Anterior: Sol emite três tipos de radiação
Próximo Texto: Síndrome pós-pólio é incluída no catálogo internacional de doenças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.