São Paulo, quinta-feira, 23 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Vacina antigripe reduz mortalidade; campanha nacional começa sábado

Guilherme Gonçalves/JB Digital
O ministro Temporão, no lançamento da campanha, no Rio

DENISE MENCHEN
DA SUCURSAL DO RIO

Começa no próximo sábado a 11ª edição da campanha nacional de vacinação de idosos contra a gripe. Neste ano, o objetivo é imunizar ao menos 15,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 80% da população brasileira nessa faixa etária. A aplicação da vacina será feita gratuitamente em postos de saúde.
De acordo com o ministro José Gomes Temporão, que lançou ontem a campanha no Rio, a vacina é um modo seguro e eficaz de prevenir a gripe e suas complicações. Estudos apresentados pelo ministério indicam que, na população idosa, a imunização reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e entre 39% e 75% a mortalidade em decorrência da doença.
"Tomar a vacina é uma medida prática, objetiva e de fácil realização que tem um grande impacto para a saúde de cada um de nós e para os cofres do SUS", disse o ministro, que destacou que a gripe pode também agravar quadros de problemas cardíacos e pulmonares.
Segundo ele, o governo investiu R$ 162 milhões na campanha deste ano. No total, foram adquiridos 22 milhões de doses de vacinas do Instituto Butantan, de São Paulo, que firmou um acordo de transferência de tecnologia com o laboratório Sanofi Pasteur, detentora da patente do produto.


Texto Anterior: Nova técnica pode curar feridas de pés diabéticos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.