São Paulo, domingo, 24 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Substituição de válvula cardíaca sem cirurgia

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Os avanços da tecnologia estão permitindo a realização de algumas mágicas. Entre elas, substituir uma válvula cardíaca sem precisar abrir o coração.
Sabendo o truque, pode até parecer fácil: o procedimento é feito através de cateteres com a prótese comprimida em sua ponta, que se expande ao chegar à área onde irá substituir a função da válvula, dentro do coração. O cateter é direcionado ao coração através de vasos sanguíneos (vias transfemoral ou subclávia) ou transapical, pela ponta do coração. Experimentalmente, em nosso meio, essa intervenção já está sendo realizada.
O professor Eberhard Grube, da Alemanha, em entrevista concedida ao jornal da SBHCI (Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista), refere acreditar que o implante percutâneo autoexpansível de prótese aórtica é uma realidade (apenas para a válvula aórtica).
Ele estuda o implante de próteses aórticas em pacientes de alto risco desde o ano de 2003, em substituição à ainda hoje empregada cirurgia de substituição de válvulas cardíacas. Durante o congresso europeu da especialidade, encerrado na última sexta-feira em Barcelona, na Espanha, os médicos Guilherme Attizani e Daniel Chamié editaram para o site da SBHCI um boletim diário.
Um deles resume a análise realizada por V. Schaechinger, da Alemanha, e os resultados observados em relação ao implante da prótese aórtica em diversos centros da Europa um ano depois de feita a intervenção.
Segundo o relatório dos médicos, ao final dos primeiros 12 meses, 96% dos pacientes submetidos à intervenção pela transfemoral exibiam sobrevida isenta de infarto do miocárdio e 93%, de derrame.
Foi observada também uma expressiva melhora nos índices de desempenho funcional do coração aos seis meses de seguimento clínico e melhora da classe funcional 12 meses após o implante da valva aórtica.


Texto Anterior: Cientista foi acusado de contaminar lago
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.