São Paulo, sábado, 24 de outubro de 2009

Texto Anterior | Índice

Estudo mostra que usar salto alto leva a dor nos pés no futuro

Mulheres que usaram sapatos confortáveis na juventude reduziram risco em mais da metade

BENEDICT CAREY
"THE NEW YORK TIMES"

Algumas mulheres amam tanto seus sapatos que chega a doer. Essa é a conclusão de um novo estudo que examina a ligação entre sapatos e dores no pé. Ele foi baseado em perguntas feitas a 3.378 homens e mulheres de Framingham (EUA), com idade média de 66 anos.
Os pesquisadores descobriram que as mulheres que usaram principalmente calçados confortáveis, como tênis ou sapatos esportivos, em sua juventude, reduziram seu risco de dores nos pés posteriormente em mais da metade, em comparação com as mulheres que usaram sapatos medianamente confortáveis, como os de sola dura ou sola de borracha.
Esses dois grupos, entretanto, estavam na minoria. Mais de 60% disseram ter usado saltos altos, sandálias e chinelos, todos os que foram avaliados como de alto risco. As mulheres que usaram essas variações tiveram maiores riscos de dores na parte de trás do pé, no tornozelo e no tendão de aquiles. O estudo, patrocinado pelo Institute for Aging Research of Hebrew SeniorLife, em Boston, foi divulgado no jornal "Arthritis Care & Research".
"Acho que as mulheres realmente precisam prestar atenção em como um sapato veste, e perceber que aquele produto comprado pode ter potenciais efeitos em seus pés para o resto de sua vida", disse a principal autora do artigo, Alyssa Dufour, estudante de doutorado em bioestatística da Universidade de Boston. "É importante prestar atenção no tamanho e na largura, e não simplesmente comprá-lo porque é bonitinho." Os homens fazem escolhas muito melhores, segundo o estudo; menos de 2% usavam sapatos ruins para seus pés.

Tradução de PEDRO KUYUMJIAN



Texto Anterior: Gastroenterologia: Selo certificará alimentos bons para saúde digestiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.