São Paulo, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pandemia da gripe A é menos grave do que outras, diz OMS

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois de ter declarado que ainda é prematuro afirmar que a pior fase da gripe A (H1N1) já passou, a OMS (Organização Mundial da Saúde) informou ontem que a pandemia da gripe A não é tão grave como se pensava. "Essa pandemia parece ser menos severa do que outras do século 20", disse Keiji Fukuda, especialista da OMS.
Segundo ele, as principais preocupações atuais do comitê são os níveis crescentes da gripe na África ocidental e um possível aumento da transmissão do vírus durante o inverno do hemisfério Sul.
A revisão do status da pandemia foi anunciada depois que a OMS se viu no centro de uma polêmica em que médicos, especialistas e parlamentares europeus a acusaram de exagerar o alerta para beneficiar a indústria farmacêutica. Fabricantes da vacina, como a suíça Novartis, registraram lucro recorde.
Em janeiro, a entidade defendeu seus laços com parceiros do setor privado como "essenciais para alcançar seus objetivos em saúde pública hoje e no futuro" e atribuiu o impacto menor que o inicialmente previsto do vírus A (H1N1) ao fato de ele ser "diferente de outros vírus" e à rapidez das ações tomadas para contê-lo.
(MARIANA VERSOLATO)



Texto Anterior: Atual geração de crianças pode viver menos que seus pais
Próximo Texto: Medicamentos: SUS oferece mais remédios similares do que genéricos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.