São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Nova cirurgia com ultrassom dispensa cortes e anestesia

JULIANA CALDERARI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Neurocirurgiões do Hospital Universitário de Zurique desenvolveram um método que permite a realização de cirurgias cerebrais sem cortes, sem anestesia e com o paciente acordado. Desde setembro do ano passado, dez pacientes passaram com sucesso pelo procedimento.
Chamada de HIFU (ultrassom focado de alta intensidade, na sigla em inglês), a abordagem consiste em direcionar ondas de ultrassom de alta intensidade a uma área selecionada. As ondas atravessam o crânio e atingem o ponto desejado, um tumor, por exemplo, com uma temperatura de 60C. Na área afetada, forma-se um pequeno coágulo, que é depois eliminado pelo organismo.
"O HIFU pode evitar que tecido cerebral saudável seja destruído durante a cirurgia", disseram à Folha os pesquisadores Ernst Martin-Fiori e Daniel Jeanmonod. Os danos nos tecidos podem gerar sintomas temporários ou permanentes, como dificuldade de raciocínio, visão ou fala e ataques epilépticos.
A nova cirurgia é planejada e acompanhada pelos médicos em tempo real por um aparelho de ressonância magnética. "O bisturi é substituído pelo mouse do computador", afirma a dupla.
O neurocirurgião Hallim Feres, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que a técnica de localização já era usada na radioterapia e que, agora, foi adaptada para o ultrassom. "É uma cirurgia menos agressiva, é um avanço", avalia.
Os neurocirurgiões de Zurique afirmam que a técnica evita que o paciente tenha hemorragias e infecções pós-operatórias e também pode ser usada em cirurgias para Parkinson e epilepsia.
Segundo Feres, no entanto, ainda é cedo para saber quais são suas possíveis implicações. "Podem haver danos pela manipulação do tecido no trajeto a ser utilizado [pelo ultrassom]", diz.


Texto Anterior: Diabetes: Homens e fumantes monitoram menos a doença
Próximo Texto: Oncologia: Leucemia infantil pode ser tratada sem radioterapia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.