São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

McDonald's anuncia novo cardápio 'saudável'

Rede diz que McLanche Feliz terá 20% menos calorias; sódio e açúcar serão cortados

MARIANA PASTORE
DE SÃO PAULO

O McDonald's anunciou ontem, nos EUA, que vai reduzir em 20% o valor calórico do McLanche Feliz.
A decisão foi tomada após a rede sofrer pressão de grupos de consumidores por uma oferta de comida mais saudável, com menos calorias, açúcar e sódio para as crianças.
A nova refeição terá cerca de 600 calorias, menos da metade da quantidade de batatas fritas da versão anterior e uma porção de frutas.
Para Zuleika Halpern, especialista em obesidade infantil e membro da Abeso (entidade para estudo da obesidade), a iniciativa é válida, mas o lanche continua desequilibrado.
"Ainda é caloria que não acaba mais. O grande problema do fast food é incentivar o consumidor a comer mais por quase o mesmo preço", diz a endocrinologista.
A nutricionista Daniela Jobst, membro do Instituto de Medicina Funcional dos Estados Unidos, explica que, apesar da redução do valor calórico, a refeição está longe de ser saudável.
Ela afirma que, hoje, as diretrizes de alimentação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da FDA (agência reguladora de alimentos nos EUA) estão mais centradas na qualidade dos ingredientes.
"A composição dos lanches não será alterada. Eles são ricos em gordura saturada, carboidrato simples -que ativam a compulsão a não matam a fome- e condimentos artificiais, como ketchup e mostarda, ricos em açúcar."
Segundo Jobst, o McLanche Feliz continua não tendo a quantidade mínima necessária de vitaminas e minerais.
A nutricionista acrescenta que o público que frequenta o McDonald's não busca alimentação saudável e dificilmente optaria por uma fruta.
Segundo a rede de fast food, as mudanças começam em setembro nos EUA e chegam ao Brasil em outubro.
O cardápio adulto da rede também sofrerá redução de sódio e açúcar. A venda de brinquedos com o McLanche Feliz permanece.


Texto Anterior: Evitar filhos ainda é visto como tarefa feminina
Próximo Texto: Documentário mostra perigos do uso de agrotóxicos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.