São Paulo, quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Glicemia alta também afeta o coração

RACHEL BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

As mulheres que têm um exame de glicose alterado durante a gravidez, mesmo que não desenvolvam o diabetes gestacional, possuem 19% mais risco de ter doenças cardiovasculares no futuro em comparação com o grupo controle. O risco das que têm diabetes gestacional -já conhecido- foi 66% superior. Os resultados são de um estudo publicado no "Canadian Medical Association Journal", que acompanhou 435 mil mulheres durante 12 anos,
"Entre os pacientes situados dentro da faixa de normalidade do exame, quanto mais alto o nível atingido, maior o risco cardiovascular", diz Augusto Pimazoni Neto, coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do hospital Oswaldo Cruz.
Para Carlos Negrato, diretor do Departamento de Diabetes Gestacional da Sociedade Brasileira de Diabetes, o exame de glicose, pouco sensível, leva ao subdiagnóstico da doença. "As gestantes com exames alterados devem fazer dieta e exercícios antes de passar por uma reavaliação. Conforme a gestação progride, cresce a resistência à insulina e o risco de ficar diabética."


Texto Anterior: Hipertensão na gravidez aumenta risco após parto
Próximo Texto: Foco: Terapia melhora resultado de cirurgias na coluna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.