São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICAMENTOS

Estudos associam droga para pressão ao risco de câncer

RONI CARYN RABIN
DO "NEW YORK TIMES"

Um remédio contra pressão alta usado por dezenas de milhões de pacientes está sendo associado a um leve, mas significativo aumento na incidência de câncer.
Uma análise de estudos envolvendo 60 mil pacientes constatou aumento de 11% no câncer em geral, e 25% no câncer de pulmão entre os que tomavam as drogas, chamadas bloqueadores de receptores da angiotensina.
Significa um caso adicional de câncer para cada 105 pessoas que tomam as drogas por quatro anos.
A maioria dos dados saiu de estudos do telmisartan, vendido como Micardis (entre outras marcas). A fabricante, Boehringer Ingelheim, contestou: "A abrangente análise de dados de segurança da empresa contradiz as conclusões sobre aumento no risco de potenciais malignidades".
Bloqueadores de receptores da angiotensina podem ser substituídos, mas "os que usam essas drogas não devem parar de tomá-las por contra própria", disse o principal autor do estudo, Ilke Sipahi, cardiologista do University Hospitals Case Medical Center, em Cleveland.
"Essas drogas têm efeitos benéficos para o controle da pressão arterial e da insuficiência cardíaca", ressalvou.


Texto Anterior: Doença do sono é agravada por poluição
Próximo Texto: Foco: Abuso de colete protetor pode prejudicar a saúde da coluna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.