São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Abuso de colete protetor pode prejudicar a saúde da coluna

Eduardo Knapp/Folhapress
O goleiro Júlio César ajusta camisa no jogo contra Portugal e exibe proteção nas costas

RACHEL BOTELHO
DE SÃO PAULO

Aquela proteção que o goleiro Júlio César carrega nas costas, por baixo do uniforme da seleção, é bastante comum em academias, onde é usada para estabilizar a coluna lombar na hora de fazer um levantamento de peso.
Atende pelo nome de colete Putti o acessório, -que deveria ser segredo, mas acabou revelado durante a partida contra Portugal, depois de um choque entre o goleiro e o volante Raul Meireles.
Segundo a CBF, o atleta usa a proteção desde 2003. Se for mesmo um Putti, trata-se de um colete revestido de tecido, com peças de metal e elástico. Sua função é diminuir a mobilidade da região lombar, reduzindo a chance de hiperextensão da coluna.
"O goleiro tem uma movimentação muito grande, por isso a possibilidade de ter uma hiperextensão da coluna não é desprezível. No caso dele, o colete funciona mais como uma prevenção", afirma a fisioterapeuta Gerseli Angeli, do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da Unifesp.
Segundo ela, o colete é indicado nos dias seguintes a uma lesão, até que a dor comece a ceder. "Mas o Júlio César deve ter se adaptado muito bem a ele, porque disse que usa mais pelo efeito psicológico", afirma Angeli.
Segundo o médico da seleção, José Luiz Runco, o problema do jogador é uma protusão, um pequeno deslizamento de vértebras.
O fisioterapeuta Alexandre Martinho, presidente da Associação Paulistana de Fisioterapeutas, compara o colete à munhequeira e à tornozeleira. "É para estabilização da coluna. No caso dele, serve para evitar movimentos de rotação e flexão", explica.

ACADEMIA
Nas academias, o acessório indicado para exercícios com peso livre e agachamentos é parecido com o do goleiro e tem a mesma finalidade -estabilizar a lombar.
"Funciona como uma escora para o músculo", afirma Martinho. "Para quem faz exercícios com muita sobrecarga, como um agachamento com muito peso, é recomendado que se use esse colete para dar uma sustentação maior", afirma.
Se a peça for usada por um tempo prolongado, no entanto, pode causar mais prejuízo do que benefícios à saúde.
"O colete inibe a ação muscular e prejudica o ganho de força, porque exerce a função que seria do músculo", explica o fisioterapeuta.


Texto Anterior: Medicamentos: Estudos associam droga para pressão ao risco de câncer
Próximo Texto: Remédio de diabetes aumenta perigo para o coração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.