São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECZEMA

Pais são presos por homicídio após terapia homeopática

DA REPORTAGEM LOCAL

Um casal australiano foi preso, condenado por homicídio culposo por ter deixado sua filha morrer de septicemia e desnutrição em decorrência de eczema. A menina morreu em 2002, aos nove meses de idade. A pena é de, no mínimo, dez anos.
O pai, que é homeopata, preferiu tratar a filha sozinho e se recusou a buscar ajuda médica mesmo quando seu quadro se agravou.
O eczema é uma doença da pele causada, normalmente, por uma reação alérgica. Em casos leves, a pele fica ressecada e vermelha. Nos severos, pode incluir sangramentos que levam a infecções.
"Jamais se pode suspender um remédio necessário às funções vitais sem a certeza de que o medicamento homeopático está funcionando bem", diz o homeopata Marcus Zulian Teixeira, pesquisador do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Como o tratamento homeopático é individualizado, leva tempo. Segundo Teixeira, há uma falsa ideia de que a suspensão imediata dos remédios alopáticos seja uma prerrogativa da homeopatia. (GABRIELA CUPANI)


Texto Anterior: "Ato Médico" pode restringir acupuntura
Próximo Texto: Doença de chagas: Testes com novo remédio começam em 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.