São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

O nosso corpo e as grandes perdas de peso

A CIRURGIA bariátrica reduz o peso de obesos mórbidos, mas deixa algumas cicatrizes no caminho de recuperação do paciente.
São as cicatrizes das operações para melhorar o contorno corporal nas grandes perdas de peso.
A cirurgia plástica corrige as deformidades resultantes do excesso de pele, flacidez de mamas (nas mulheres) e de braços e da possível ptose (queda) das nádegas.
O médico Fernando Sanfelice André, de Joinvile, Santa Catarina, assinala, em estudo publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, a melhora na qualidade de vida e os resultados estéticos e funcionais satisfatórios em operações plásticas realizadas um ano depois que esses pacientes apresentaram grande perda ponderal (de peso) relacionada ao excesso de gordura em seus corpos.
O especialista destaca, entretanto, que o tratamento cirúrgico dos ex-obesos é mais complexo do que pode parecer inicialmente.
Eles constituem um novo grupo, totalmente diferente dos pacientes que usualmente procuram a maioria dos consultórios das clínicas de cirurgia plástica.
Alguns apresentam anemias crônicas, outros têm níveis anormais de proteínas no sangue ou falta de vitaminas e, eventualmente, maior sangramento nas operações.
Por esses motivos, André destaca a necessidade de criterioso exame pré-operatório nessa segunda etapa do tratamento da perda de peso, para afastar o risco de complicações no pós-operatório da plástica.
As complicações e intercorrências observadas, entre outras, são os seromas (presença de líquido exsudativo na plástica do abdome), hematomas no abdome ou na mama, deiscência (abertura espontânea da sutura da pele) e trombose venosa.
Conclui em seu trabalho Fernando Sanfelice André que o cirurgião plástico que se dedicar a esse novo campo de atuação deve dominar todas as técnicas e táticas cirúrgicas e saber lidar com as eventuais complicações e intercorrências.


Texto Anterior: Diminuição do iodo no tempero é nova proposta de órgãos de saúde
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.