Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Falha aborta primeira viagem de nave da iniciativa privada à ISS

Pierre DuCharme/Reuters
Missão foi abortada no último segundo, com motores já ligados
Missão foi abortada no último segundo, com motores já ligados

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Problemas técnicos no foguete Falcon 9, da empresa californiana SpaceX, impediram o lançamento da nave espacial Dragon no sábado.

O veículo faria um voo de testes com o objetivo de se acoplar à ISS (Estação Espacial Internacional), tornando-se assim a primeira espaçonave da iniciativa privada a realizar esse tipo de manobra com o complexo.

A decolagem foi abortada no último segundo antes do lançamento. Os motores chegaram a ser acionados brevemente, mas uma checagem automática dos últimos detalhes detectou uma falha e o lançamento foi cancelado.

Elon Musk, criador e chefe da companhia, disse no Twitter que "a pressão ligeiramente elevada" em um dos motores do foguete foi a causa do problema com o Falcon 9.

A SpaceX anunciou que as correções necessárias estão em andamento e remarcou a viagem, a princípio, para o dia 22 de maio.

Caso o problema não seja reparado até 29 de maio, será necessário esperar até meados de junho para o primeiro voo de um aparelho privado até a plataforma espacial.

Até o momento, apenas as agências espaciais da Rússia, Japão e Europa foram capazes de enviar naves só de abastecimento para a ISS.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.