Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

A Fapesp e seus 50 anos

A fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) alcançou no dia 23 de maio 50 anos de atividades de apoio a várias áreas do conhecimento, principalmente ciência e tecnologia.

Ainda em seus primórdios ocorreu um diálogo folclórico. Após eleições, Adhemar de Barros substitui Carvalho Pinto no governo do Estado. Seus amigos mostraram interesse político pela instituição.

Como consta do "Dossiê Fapesp", publicado em 1996 pela revista "Estudos Avançados", da USP, a resposta foi imediata: "Lá não! Lá ninguém mexe! Aquilo é coisa séria". E continua até hoje.

A Fapesp foi criada durante o governo Carvalho Pinto pelo decreto 40.132 de 23 de março de 1962.

Paulo Emilio Vanzolini e colaboradores redigiram a lei que rege a instituição, com base em estatutos de fundações de apoio à ciência.

No ano passado, o apoio financeiro à pesquisa foi de R$ 938,73 milhões, um aumento de 20% em relação a 2010. Os recursos da instituição resultam de 1% da receita tributária do Estado, como determina a Constituição estadual de 1989.

Para o presidente da fundação, professor Celso Lafer, o sucesso de suas atividades decorre dos critérios do estatuto, que afirma que a Fapesp não faz pesquisa, mas apoia os estudos de qualidade em todos os ramos do conhecimento. Ele determina que a análise e a seleção desses projetos sejam realizados pela própria comunidade científica, com cerca de 6.000 assessores no Brasil e exterior.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.