Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Injeção de célula-tronco humana devolve audição a roedor surdo

Recuperação da função auditiva foi de 46% no teste com cobaias

Divulgação Nature/Associated Press
Células do ouvido de roedor surdo; as amarelas são as derivadas de células embrionárias
Células do ouvido de roedor surdo; as amarelas são as derivadas de células embrionárias

DA REUTERS

Cientistas conseguiram restabelecer a audição de ratos-do-deserto surdos usando células-tronco embrionárias, em um avanço que pode ajudar pessoas com formas de surdez sem tratamento causadas por dano nervoso.

O método ainda precisa ser validado por mais testes de segurança e eficácia, mas os pesquisadores declararam ontem que o experimento é um avanço no campo da medicina regenerativa.

Marcelo Rivolta, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, líder da pesquisa que será publicada no periódico "Nature", disse que "dentro de poucos anos", os primeiros pacientes poderão receber a terapia celular para a perda de audição.

Após tratar com células-tronco 18 ratos-do-deserto com surdez total em um dos ouvidos, o resultado médio obtido foi de 46% de recuperação da função auditiva, de acordo com medidas realizadas por sinais elétricos no cérebro dos animais.

"Se fosse um paciente humano, isso seria como sair de uma surdez que deixasse a pessoa incapaz de ouvir o barulho de um caminhão e chegar ao ponto de conseguir manter uma conversa."

Os animais foram tornados surdos por meio de uma droga que destrói os nervos auditivos. Depois, receberam uma injeção com cerca de 50 mil células-tronco embrionárias tratadas para se tornarem células auditivas.

Apesar do otimismo, algumas incertezas persistem. As células-tronco embrionárias podem se transformar em outros tipos de célula dentro do corpo e gerar tumores -algo que não foi observado no experimento de dez semanas com os roedores, mas que precisa ser comprovado por estudos mais longos.

Outra preocupação é que células transplantadas sejam rejeitadas pelo sistema imunológico dos pacientes que as receberem.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.