Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

McDonald's exibirá calorias em letreiros

Medida, que entra em vigor em 2013 na América Latina, segue decisão da matriz nos EUA

DE SÃO PAULO
DA REUTERS

A rede de fast food McDonald's anunciou ontem que vai indicar as calorias de seus produtos nos letreiros luminosos que são afixados como menu acima do caixa em seus restaurantes. A decisão, que vale para toda a América Latina, começa a ser implementada em março e deve ser concluída até junho de 2013.

Ou seja, ao lado do Big Mac, constará, além do preço, que o sanduíche tem 491 calorias. A iniciativa segue uma diretriz inicialmente proposta para os Estados Unidos. Mudanças na legislação americana vão obrigar os restaurantes, em especial as grandes cadeias de alimentação rápida, a exibir claramente o valor calórico dos alimentos à venda.

Por conta de leis estaduais, em alguns locais, como Califórnia e Nova York, as calorias já são mostradas nos letreiros nas lojas.

O McDonald's, no entanto, anunciou ontem sua decisão de se antecipar à vigência da lei nos EUA, seguindo uma postura que já vem adotando há algum tempo.

Pouco depois, a rede informou que as mudanças valeriam para a América Latina.

Hoje, no Brasil, o McDonald's já exibe a quantidade de calorias dos alimentos nas lâminas de bandejas, em guias, folhetos e em seus sites.

Embora tenha optado por se antecipar à lei dos EUA, a empresa já foi contra a medida anos atrás, quando as primeiras iniciativas de divulgação mais clara do valor energético foram propostas.

Recentemente, no entanto, a rede tem adotado uma postura para flexibilizar seus produtos, reduzindo calorias, sódio e gorduras. O McLanche Feliz, voltado para crianças, reduziu o tamanho das batatas fritas e incorporou fatias de maçã.

No Brasil e na América Latina, durante o ano passado, houve um redução média de 10% no teor de sódio de pães, nuggets de frango, queijo e ketchup da rede. Já o teor de açúcar adicionado aos sucos de frutas caiu cerca de 40%.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.