São Paulo, domingo, 29 de novembro de 2009

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IN LOCO

Um tour pela mostra de Tim Burton em Nova York

por TETÉ RIBEIRO

QUERO SER TIM BURTON

Quem vê seus filmes tem a impressão de que as duas dimensões da tela são pouco para transmitir toda a vida –e a morbidez– de seu trabalho. Não mais: o Museu de Arte Moderna de Nova York acaba de abrir uma exposição com os trabalhos de Tim Burton, o diretor de
"Edward Mãos de Tesoura", "Planeta dos Macacos" e "Peixe Grande", entre outras histórias de amor, terror, invasão de marcianos e muitos, muitos monstros. São quadros, esculturas, cartuns, fotografi as, poemas e curtas-metragens.

Entre muita memorabilia de Hollywood, coisas que giram, uma sala inteira de quadros e uma escultura fosforescente, o que mais chama a atenção é a consistência com que o menino esquisito nascido em Burbank, na Califórnia, se dedicou aos temas que mais lhe falavam ao, digamos, espírito.

Nesta breve linha do tempo burtoniana, acompanhe a transformação do jovem nerd cheio de dentes em um dos artistas mais respeitados da atualidade. Que, segundo os curadores Ron Magliozzi e Jenny He, não fosse cineasta poderia ganhar a vida como arquivista. "É muito organizadinho e guardou muito bem os seus trabalhos", disse Ron.

A exposição "Tim Burton" fica em cartaz no MoMA (www.moma.org), em Nova York, até 26 de abril de 2010.

1977 - Retrato do artista quando funcionário da prefeitura da cidade de Burbank, Califórnia, onde nasceu em 1958.

1973 - Primeiro trabalho de Burton, aos 15 anos, como ilustrador e designer do pôster da prefeitura de Burbank, que fazia sua versão do Projeto Belezura.

1976 - Aos 18, o jovem estudante de arte aperfeiçoava as proporções do ser humano.

1980 a 1986 - Mais uma habilidade do futuro cineasta começa a apresentar suas credenciais: o verbo. O cartum foi feito a lápis e faz parte de uma das coleções mais inusitadas da exposição.

1977 - O segundo trabalho já unia duas paixões, filmes de terror e design. Burton organizou uma mostra de cinema patrocinada pela banda jovem da polícia de sua cidade, e criou este pôster.

Entre 1975 e 1979 - E eis que seres extraterrestres começam a surgir desenhados a lápis nos cadernos do jovem Tim.

1989 - Já cineasta consagrado, faz um ensaio do que seria um de seus melhores personagens no filme "Batman": o vilão Coringa (Jack Nicholson).

1992 - Começam as experimentações com materiais, como este desenho com tinta acrílica fosforescente em veludo preto.

A polaroide com caveiras flutuando é de 1993, entre os filmes "Batman Returns" e "Ed Wood".

A mulher azul remete à primeira musa do artista, a modelo e atriz Lisa Marie.
Os dois namoraram entre 1993 e 2001.
O quadro foi pintado entre 1992 e 1999.

A espiral virou logo da exposição do MoMA. O quadro, de tinta acrílica, é de 1994.

1994 - Filme fundamental de sua obra, com Johnny Depp no papel do 'pior cineasta do mundo', Ed Wood.

Molde de borracha com a cabeça do ator Pierce Brosnan, objeto de cena de "Marte Ataca", de 1996.

1996 - Pintura a óleo e acrílica, uma das poucas obras com título na exposição. Chama-se "Surrounded"("rodeado" em tradução livre).

2005 - Bonecos de borracha, plástico e resina feitos para o filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate".

2009 - O carrossel motorizado e pintado com tintas flúor gira como se flutuasse pendurado no teto da primeira sala da exposição, iluminada por luz negra.

Polaroide de 1997, da série "Christmas"
2009 - O balão gigante, uma recente homenagem a um de seus personagens, o "balloon boy" fica na entrada do museu Chapeleiro maluco, personagem de Johnny Depp no próximo filme da dupla, "Alice no País das Maravilhas" que estreia em 2010.

Retrato do artista na abertura da exposição do MoMA, dia 17 de novembro.

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