Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Especial Smartphones//Windows Phone

Visual é o diferencial do Windows para celular

Sistema da Microsoft aposta em interface diferente da concorrência

Disponível no Brasil há dois meses, software divide a tela em 'azulejos'; escassez de apps ainda é problema

LEONARDO LUÍS
colaboração para a folha

O sistema operacional da Microsoft para smartphones, o Windows Phone, ainda tenta se estabelecer no mercado.

Mesmo com diversas resenhas positivas, o software representa apenas 1,5% do mercado de smartphones, segundo dados da consultoria Gartner referentes ao terceiro trimestre de 2011.

A interface intuitiva, o visual elegante, a estabilidade do sistema e o excelente organizador de contatos devem atrair adeptos para o Windows Phone, que chegou ao Brasil há dois meses, na versão 7.5, o Mango.

A área de trabalho é composta por "azulejos" -ou "tiles"-, ícones dinâmicos que deixam o usuário ver dados dos apps na tela inicial.

Eles são amplamente configuráveis e oferecem certa praticidade, embora sejam mais um mimo do que algo realmente útil.

A ênfase na padronização é uma das virtudes do design do Windows Phone.

A maioria dos aplicativos tem uma estrutura visual coerente com a do sistema -inclusive os que não vêm pré-instalados e são obtidos pela loja de apps Marketplace.

Com isso, fica fácil para o usuário intuir os comandos dos aplicativos, e é raro encontrar interfaces esdrúxulas em apps independentes.

Por outro lado, a preocupação com a padronização tende a tornar ainda mais rígido o controle do Marketplace, e essa rigidez é um dos motivos pelos quais a loja é defasada em relação à App Store, do iOS, e ao Android Market, do Android.

O Marketplace passou recentemente a marca de 40 mil aplicativos, pouco se comparado às centenas de milhares de aplicativos de seus principais concorrentes.

Em algumas categorias, as alternativas são escassas.

Não há, por exemplo, um aplicativo de mapas tão bom quanto o Google Maps, que ainda não está disponível para Windows Phone.

O sistema vem com o aplicativo de mapas do Bing, serviço da Microsoft cuja ferramenta de busca também é padrão no Windows Phone.

O serviço, que nos EUA tem recomendação de lojas e restaurantes baseado em geolocalização, chega ao Brasil limitado à buscas.

Para sincronizar conteúdos multimídia de um computador pessoal, o Windows Phone conta com o Zune, aplicativo ainda sem loja brasileira com funções equivalentes à do iTunes para o iOS, mas com opções de sincronização mais flexíveis.

Embora sua escassez de aplicativos seja evidente, o Windows Phone é muito conveniente para cumprir a função essencial de um telefone: a comunicação.

Na configuração do painel de contatos, o usuário pode adicionar seus contatos de Facebook, Twitter, LinkedIn, Google, Windows Live, Outlook e de serviços de e-mail. O Windows Phone cruza os dados e agrega as informações de um mesmo contato nas diversas redes.

Assim, mensagens enviadas via e-mail, SMS e Facebook podem ser exibidas no mesmo espaço, com mesmo padrão visual.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.