Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Igreja do Ctrl+C Ctrl+V vira religião oficial na Suécia

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Suécia, a monarquia que é terra natal do premiado cineasta Ingmar Bergman e da questionável banda pop Abba, nos brindou com mais uma pérola: deu reconhecimento oficial para uma religião que reivindica que copiar e distribuir informação é uma virtude santa e que a internet é sagrada.

O culto em questão é chamado de Igreja Missionária do Kopimismo. O termo é derivado de Kopimi (Copyme), espécie de licença que se opõe a direitos autorais.

Um logotipo do Kopimi em seu site ou livro, por exemplo, significa que o seu conteúdo pode ser copiado, recombinado e plagiado.

O reconhecimento oficial do governo, conseguido após três tentativas, garante o direito dos kopimistas de exercer a religião e, pelo menos em teoria, de contar com assistência financeira do governo.

"Este é um passo em direção ao dia em que poderemos viver a nossa fé sem temor de perseguição", diz Isak Gerson, 19, estudante de filosofia e líder espiritual do grupo, que comanda a religião junto com Gustav Nipe, que também é do Partido Pirata sueco.

Questionado pela Folha sobre o local onde os fiéis se reúnem e como rezam, Gerson explica: "Nossas igrejas são todos os servidores pelo mundo que hospedam arquivos. E nós rezamos ao compartilhá-los repetidas vezes uns com os outros".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.