Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atalho

JOSÉ ANTONIO RAMALHO

Aprenda a transformar seu smartphone em um roteador

Veja como usar o aparelho para conectar um notebook ou um tablet à web

DE SÃO PAULO

Há duas semanas, publiquei aqui no "Tec" um roteiro para quem deseja usar o telefone celular como um roteador e, por meio dele, conectar um notebook ou um tablet à internet.

Em resposta àquela coluna, vários leitores escreveram pedindo orientações específicas sobre como fazer essa adaptação em seus modelos.

Atendendo aos pedidos, o "Atalho" de hoje traz, no infográfico ao lado, um passo a passo para fazer a operação em aparelhos de cinco fabricantes: Apple, HTC, Motorola, Nokia e Samsung.

Para transformar o celular em um roteador, é recomendável ter um smartphone com plano de dados 3G.

Tablets e notebooks que possuem conexão Wi-Fi permitem acessar a internet por meio de um roteador caseiro ou de um hotspot público.

Quem precisa estar conectado à internet a qualquer momento normalmente opta por um tablet já com o recurso 3G, mais caro, ou compra um minimodem 3G de uma operadora e o espeta numa entrada do notebook.

O uso do smartphone com plano de dados como roteador permite evitar essas despesas extras.

Mas, antes de adotar o celular como roteador, verifique com sua operadora a configuração de seu plano de dados 3G. Assim, você não terá uma surpresa quando receber a conta mensal.

Se seu plano for ilimitado, não há problemas. Você pode navegar na web no notebook ou no tablet, via smart-phone, sem riscos.

Nas operadoras de São Paulo, os planos que têm limite mensal de uso variam de 10 Mbytes a 2 Gbytes e custam de R$ 9,90 a R$ 99,90.

Para os usuários que ultrapassam o limite, as operadoras adotam duas políticas: ou cobram do usuário por Mbyte excedido ou reduzem a velocidade da conexão.

DÚVIDAS? ESCREVA PARA:
atalho.tec@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.