Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fim do Megaupload causa medo em serviços similares

Sites de compartilhamento reveem políticas de uso e tiram opção de upload

Varredura em arquivos que infringem direitos autorais e anulação de contas pagas provocam receio em donos de sites

LEONARDO MARTINS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O fechamento do site Megaupload pela Justiça americana causou uma revolução dentro de um popular mercado da internet. Sites conhecidos de compartilhamento de arquivos veem seus serviços ameaçados.

Suspeitos de facilitar a pirataria on-line, muitos deles estão revendo sua política de uso, e vários tiraram a opção de upload de arquivos -o usuário só consegue mexer no que já tinha colocado no ar.

Após a prisão de Kim Dot-com, criador do Megaupload, uma varredura no conteúdo para eliminar arquivos que infringem direitos autorais e o cancelamento de contas pagas provocam receio em donos dos serviços.

Estão na mira da Justiça sites como o FileServe, o 4shared e o Filesonic.

Mesmo com a debandada de vários sites, alguns mantêm a firme posição de que o FBI não os afetará. É o caso do MediaFire, que segue os moldes do Megaupload, mas diz que seu serviço "não é baseado em pirataria".

Segundo o site, o foco de seu serviço é empresarial, e há um esforço para se distanciar do formato proposto pelo Megaupload.

Daniel Raimer, advogado do RapidShare, um dos mais populares serviços do tipo, disse à revista "Fast Company" que, caso o site seja fechado, será preciso fechar também serviços como o YouTube, o iCloud e o Dropbox.

"A tecnologia para fazer upload e download nesses serviços é a mesma", disse.

Assim, um dos formatos mais populares de download na internet atualmente pode estar com seus dias contados. Serviços de hospedagem na nuvem com formato diferente, como Dropbox e SkyDrive, surgem como uma possível solução (veja ao lado).

Tais serviços funcionam de forma um pouco diferente: em vez de fazer o upload de arquivos por um site, o usuário tem uma pasta em seu PC em que os arquivos são sincronizados com a nuvem. Os arquivos podem ser compartilhados com outras pessoas.

O formato de uso como uma pasta, que pode ser acessada de qualquer computador com o software instalado, facilita o processo de upload.

O lado negativo é que, no modelo gratuito, a maioria dos serviços limita o tamanho dos arquivos compartilhados. Isso dificulta o envio de vídeos, por exemplo. Porém, nos planos pagos, a oferta de espaço é cômoda.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.