Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Face Fossa

Face Fossa

Rede social revela listas com músicas mais ouvidas pelos usuários após o fim (e também o início) de uma relação amorosa

RAFAEL CAPANEMA
DE SÃO PAULO

Ana começou um relacionamento sério e está ouvindo "Love on Top" (amor no topo), de Beyoncé ("você é aquele que eu amo/você é aquele de que preciso"), informa o Facebook.

Já Antônio, que acaba de ficar solteiro, escuta "Without You" (sem você), de David Guetta e Usher ("estou perdido, sinto-me vazio/eu nunca serei o mesmo sem você").

As duas músicas estão nas listas de canções mais ouvidas pelos usuários da rede social logo após o início ou o fim de um relacionamento, divulgadas neste mês no blog de dados do Facebook (on.fb.me/listasfb).

Esse cruzamento de informações se tornou possível depois de setembro do ano passado, quando o Facebook introduziu o conceito de "compartilhamento sem esforço".

Hoje, ao associar sua conta na rede social a outros serviços, você pode propagar automaticamente aos seus amigos as músicas que ouve, os filmes que vê e as notícias que lê.

O serviço de música mais popular no Facebook atualmente é o Spotify, que só está disponível em alguns países da Europa e nos EUA.

Usuários brasileiros têm opções como o gratuito Grooveshark (grooveshark.com) e o pago Oi Rdio (oirdio.com.br), que custa de R$ 8,99 a R$ 14,90 por mês.

As listas divulgadas pelo Facebook, restritas a usuários do Spotify nos EUA, foram inspiradas no Valentine's Day, data equivalente ao Dia dos Namorados, celebrada em 14 de fevereiro.

"Don't Wanna Go Home", de Jason Derulo, lidera o ranking de músicas de início de relacionamento, enquanto "The Cave", de Mumford and Sons, ficou em primeiro na lista pós-rompimentos.

VERGONHA

Ouvir música socialmente permite descobrir afinidades e novas canções, mas também pode causar constrangimentos -um entusiasta de jazz talvez não queira que seus amigos saibam de seu apreço pelo último sucesso da cantora pop Katy Perry.

Por isso, é possível desabilitar temporariamente o compartilhamento automático ou remover faixas do Facebook.

Pioneiro da música social, o Last.fm divulga todos os meses a lista de músicas que os usuários mais deletam de seus históricos -ou seja, as canções que as pessoas mais têm vergonha de ouvir (playground.last.fm/unwanted).

Em janeiro, "Poker Face", de Lady Gaga, liderou a lista, seguida por "Rolling in the Deep", de Adele.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.