Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Redes sociais inspiram mudanças no e-mail

Serviços aproveitam ideias de Twitter e Facebook para reformular uma das ferramentas mais antigas da internet

Fluent, acessado pela web, e Sparrow, para iOS, reinventam funções e aparência do correio eletrônico

DE SÃO PAULO

Lembra-se de quando você fez sua conta no Hotmail, um dos primeiros serviços de webmail do mundo, lançado há cerca de 16 anos?

Do menu à esquerda à lista de mensagens empilhadas à direita, passando por itens como caixa de entrada, rascunho e lixo, as funções e a aparência do e-mail continuam praticamente as mesmas.

Para sacudir a poeira acumulada em quase duas décadas, o Fluent.io buscou inspiração nas redes sociais.

O serviço reorganiza as mensagens em fluxo de informação, de forma semelhante aos murais do Google+ e do Facebook. Uma barra lateral que lembra o browser social RockMelt limpa o visual tradicional dos e-mails, substituindo texto por ícones.

O Fluent foi criado por três ex-funcionários do Google, que trabalharam no extinto projeto Wave.

O designer Cameron Adams, um dos fundadores do projeto, disse que saiu do Google porque a empresa não valorizava sua profissão. "Os engenheiros são considerados muito importantes, mas os designers estão lá apenas para 'deixar as coisas bonitas'", disse em entrevista ao "Sydney Morning Herald".

Não à toa, o Fluent tem grande ênfase na usabilidade gerada pelo design.

O resultado é limpo e agradável, além de bastante veloz. Atualmente, as inscrições estão suspensas temporariamente, devido a alta procura, segundo o blog do Fluent. "Ainda não temos estrutura para atender todo o mundo, mas vamos reabrir em breve", afirma o post.

SPARROW

O aplicativo Sparrow, para dispositivos da Apple, também bebe na fonte das redes sociais. Mas a principal inspiração é o Twitter (ou os aplicativos para Twitter disponíveis no iOS).

A forma de interagir com o app deixa isso claro: quase tudo é possível com gestos de deslizar (swipe). Por exemplo, você pode tocar e "puxar" para baixo a tela da caixa de entrada para atualizar a visualização e checar se há novas mensagens.

Deslizar o dedo em uma mensagem abre um menu com ícones para responder, marcar como favorito, arquivar e apagar. Já deslizar o dedo para os lados na barra de títulos o faz passear por entre as diversas seções.

A organização dos contatos é feita por frequência de uso. É simples enviar e-mails para múltiplas pessoas e selecionar vários contatos para cópia e cópia oculta. Para completar, o app pode ser facilmente integrado ao Dropbox.

(ALEXANDRE ORRICO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.