Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Qual É a Música" para smartphone vira mania no Brasil

"Song Pop" faz sucesso ao misturar fórmula de programa de TV com "Draw Something"

BRUNO ROMANI

Maestro Zezinho, uma nota. A velha fórmula de teste de conhecimento musical -popularizada pelo programa "Qual É a Música?", de Sílvio Santos- foi parar nos smart-phones e virou hit no Brasil.

Desde que foi lançado, no começo de maio, "Song Pop" iniciou uma escalada nas versões brasileiras da App Store e do Google Play. Na loja da Apple, ele atingiu o primeiro lugar entre todos os aplicativos no último dia 31.

O game funciona da seguinte forma: depois de ouvir por até dez segundos trechos de cinco canções, o usuário tem de adivinhar os seus títulos ou os nomes dos intérpretes. Quanto mais rápido o acerto, mais pontos.

O jogador desafia amigos no Facebook, contatos de e-mail ou rivais escolhidos aleatoriamente pelo game.

"Song Pop" parece ser um fenômeno brasileiro. Na App Store americana, por exemplo, a melhor colocação dele tinha sido, até a última sexta-feira, o 237º lugar.

Porém a estrutura de teste de conhecimento com elementos de rede social já é bem conhecida. A inspiração clara do teste musical é "Draw Something", game de desenhos que teve 35 milhões de downloads em seis semanas.

A influência também pode ser vista em "Sing Something", outro teste musical com sabor social. Nele, os competidores devem cantarolar a melodia, falar a letra ou imitar partes instrumentais para os oponentes.

Ele saiu em abril e virou febre nas Filipinas e na Indonésia. No Brasil, foi o 14º app mais baixado na App Store.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.