Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Windows 8 aparece em aparelhos híbridos

Modelos que juntam computador e tablet foram exibidos na Computex

Sistema da Microsoft tem duas interfaces, o que pode favorecer seu uso em dispositivos com múltiplas funções

EMERSON KIMURA
DE SÃO PAULO
LEONARDO LUÍS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um problema recorrente de tablets é a dificuldade para sincronizar seu conteúdo com o de notebooks e desktops. Produtos mostrados na feira Computex, em Taiwan, indicam a possível solução: usar um só aparelho para tudo.

No evento da semana passada, fabricantes exibiram tablets híbridos com o Windows 8, a nova versão do sistema operacional da Microsoft.

A interface do Windows 8 é semelhante para desktops, notebooks e tablets. Apoiando-se na versatilidade do sistema, os aparelhos mostrados têm propostas de utilidade bastante abrangentes.

O Transformer AiO, da Asus, por exemplo, pode ser usado como desktop, mas vira um tablet se removido da base. A empresa diz que o aparelho "estende o alcance do PC, permitindo aos usuários continuar tarefas em qualquer lugar da casa".

Ele também é conversível quanto ao sistema: vem com Android e Windows 8. Para migrar, segundo a empresa, "basta apertar um botão".

Outra ousadia da Asus exibida na Computex foi o Taichi, um tablet-notebook com duas telas, uma na frente e outra atrás.

A Acer, por sua vez, apresentou dois tablets que podem virar ultrabooks, os Iconia W510 e W700. Ambos vêm com teclados acopláveis, assim como dois tablets de 11,6 polegadas exibidos pela Samsung na feira, o Series 5 Hybrid PC e o Series 7 Hybrid PC.

O Windows 8 só deve ser lançado no fim do ano. Ainda não há previsão de quando os aparelhos citados vão começar a ser vendidos.

NOVA VERSÃO

Os anúncios ocorreram poucos dias depois de a Microsoft disponibilizar o Windows 8 Release Preview (preview.windows.com), nova -e provavelmente última- versão de testes de seu próximo sistema operacional.

A principal novidade do Windows 8 é a interface Metro -que usa elementos grandes e favorece o uso com telas sensíveis ao toque. O visual tradicional, porém, continua presente, com o nome Área de Trabalho.

Em tese, a presença dessas duas interfaces pode tornar o Windows 8 o sistema ideal para aparelhos híbridos, como os apresentados na Computex. O usuário poderia trocar o Metro pela Área de Trabalho ao transformar seu tablet em um desktop, por exemplo.

A alternância entre as interfaces, porém, não oferece uma boa experiência de uso e tem sido alvo de críticas.

Há situações em que o usuário precisa trocar a interface para fazer uma tarefa.

Isso ocorre, por exemplo, com o navegador Internet Explorer 10 no Release Preview.

O IE10 para Metro agora vem com o plug-in Adobe Flash Player -mas em uma versão adaptada, que não é compatível com muitos sites.

Assim, em alguns casos, o usuário precisa recorrer à versão do IE10 para a Área de Trabalho (que usa o Flash Player convencional), nada amigável ao uso com toques.

De qualquer maneira, a Microsoft investe forte no Metro.

O Release Preview inclui, além do IE10, novos apps que exploram bem o visual do Metro, com interfaces que deslizam horizontalmente e priorizam o uso de tela cheia. São boas referências para desenvolvedores de programas. E funcionam bem -em aparelhos de toque, claro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.