Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Test drive

Galaxy S 3 é deleite para quem não tem medo de tela enorme

Celular da Samsung com display de 4,8 polegadas tem ótima performance; adições ao Android são bem-vindas

DE SÃO PAULO

Eis a receita para um excelente celular com Android: uma tela com ótima definição e boa resposta ao toque, componentes que garantam uma operação rápida e a versão mais recente do sistema (e, se for para interferir neste, que seja para acrescentar recursos realmente úteis).

O Galaxy S 3, aparelho topo de linha da Samsung, maior fabricante de smart-phones do mundo, é aprovado com louvor em todos esses quesitos, mas uma de suas características principais é um tanto questionável: o tamanho monstruoso da tela.

É difícil entender como a posse de celulares que mal cabem na palma da mão se tornou normal, tendo em vista que o costume de usar objetos muito maiores do que o necessário não se estendeu a outras esferas do cotidiano (ainda não é usual, por exemplo, palitar os dentes com um espeto de churrasco).

Lançado em 2010, o Galaxy S, primeiro da linha S, tinha tela de 4 polegadas. No S 2, de 2011, esse número saltou para 4,3. O S 3, deste ano, tem tela de 4,8 polegadas.

Seria prudente se a Samsung parasse por aí nas próximas gerações da linha S -com o S 3, tornou-se quase impossível atingir com o dedão da mão direita o canto superior esquerdo da tela quando se segura o aparelho normalmente.

TÃO BOM QUANTO CARO

Quem não se importar em conviver com a tela enorme (que, de fato, é um desbunde para ver fotos e vídeos), terá nas mãos o celular com Android mais impressionante à venda no Brasil -e um dos mais caros, com preço sugerido de R$ 2.099.

Graças ao hardware potente, o S 3 é extremamente rápido nas tarefas comuns.

Além disso, jogos exigentes, como "Dead Space" e "Asphalt 6", rodam sem o menor sobressalto.

A maioria dos enxertos que a Samsung fez no Android para o S 3 é engenhosa e útil -uma surpresa agradável, levando em conta o infeliz hábito das fabricantes de desfigurar o sistema do Google.

Se você estiver lendo um SMS de um contato no S 3, basta aproximar o celular do rosto para fazer uma ligação para ele. Outro recurso interessante: a tela não desliga se o aparelho percebe que o usuário está olhando para ela (o que só funciona se o ambiente estiver bem iluminado).

É possível ainda ver um vídeo em um pedaço da tela enquanto se opera o celular normalmente -recurso que expande o conceito de multitarefa em celulares.

Honrando a vocação para a fotografia de seu antecessor S 2, o Galaxy S 3 tem uma excelente câmera traseira de 8 Mpixels, que captura imagens com rapidez assombrosa, ótima nitidez e cores vibrantes.

(RAFAEL CAPANEMA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.