Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pessoas confiam demais no celular, mostra pesquisa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Usuários de smartphones estão mais expostos do que pensam. A conclusão é de um estudo do Centro de Direito e Tecnologia da Universidade de Berkeley, Califórnia.

A pesquisa tentou medir o nível de confiança que as pessoas têm em seus aparelhos. A maioria mostrou desconhecer práticas por parte das empresas de tecnologia que podem violar a privacidade, como coleta de dados e monitoramento de atividades.

Dos 1.200 entrevistados, 56 disseram que visitam sites pelo telefone, mas apenas 37% acreditam que o aparelho grava informações sobre as páginas que visitaram.

Do grupo, 59% disseram que o celular oferece tanta privacidade quanto o computador doméstico; 19% afirmaram ter ainda mais privacidade no dispositivo móvel.

Na prática, porém, não é isso o que acontece. Aplicativos de smartphones podem ter acesso à agenda de contatos e a outros dados pessoais com facilidade. Em alguns casos, basta concordar com os termos de uso.

A pesquisa também criou cenários em que empresas monitoravam contatos para sugerir novos amigos e cupons promocionais. As duas situações foram rejeitadas, respectivamente, por 51% e 75%. Outros 30% e 15% falaram que provavelmente rejeitariam a prática. (BRUNO ROMANI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.