Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

10 segredos dos gigantes

Durante briga judicial, documentos apresentados por Apple e Samsung revelam antigas informações sigilosas; confira as dez melhores que vieram à tona

YURI GONZAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apple e Samsung travam a mais midiática batalha judicial da atualidade, com acusações recíprocas de infração de patentes no desenvolvimento de seus respectivos smartphones e tablets.

O processo, que teve início no ano passado, passa por audições que duram até o fim do mês, quando deve ser publicado um veredito que pode incluir multas milionárias e sanções comerciais.

Armadas com advogados que custam mais de US$ 500 por hora e "testemunhas especializadas" que chegam a ganhar US$ 75 mil para depor no processo (caso de Peter Bressler, que está do lado da Apple), as companhias se veem impelidas ou obrigadas a divulgar dados anteriormente confidenciais (veja arte).

Para tentar provar que não copiou o iPhone, por exemplo, a Samsung disse que bebeu da mesma fonte da Apple: conceitos de design de domínio público originalmente desenvolvidos por concorrentes, como a Sony.

Fotografias do começo da década passada mostram que o iPad começou a ser desenvolvido antes do iPhone, apesar de o tablet da Apple ter sido lançado em 2010, mais de três anos após o smartphone.

Antes mesmo da decisão da juíza californiana Lucy Koh e de seu júri, as empresas já se adaptam a uma fase de pesquisa e desenvolvimento industrial muito mais cautelosa. Sites especializados dizem que o celular Samsung Galaxy S 3, por exemplo, foi "inteiramente desenvolvido por advogados".

SEGREDOS DA BATALHA
Confira o que Apple e Samsung revelaram ao longo da disputa judicial por patentes

1 O conceito de um iPad veio antes do iPhone

Imagens datadas do começo da década de 2000, que mostram protótipos de um primitivo tablet da Apple, reiteram o que Steve Jobs havia dito em 2010: a ideia de um iPad (lançado em 2010) foi o que levou ao desenvolvimento do iPhone (lançado em 2007).

Revelado 18 de julho

2 A Samsung foi avisada de que estava copiando a Apple

A Apple diz que, em fevereiro de 2010, antes do lançamento dos tablets Galaxy Tab e Galaxy Tab 10.1, o Google avisou a Samsung que os dispositivos eram "demasiado similares" ao iPad e demandou da coreana que o design fosse repensado para permitir distinção óbvia.

Revelado 25 de julho

3 O iPhone foi inspirado em design da Sony

A Samsung diz que o design do iPhone, assim como o de celulares da própria Samsung, foi baseado em desenhos feitos pela Sony e por outros concorrentes. Em documento, a empresa coreana divulgou uma imagem antiga que mostra um dispositivo semelhante ao iPhone atual -mas com o logotipo da Sony na parte traseira.

Revelado 25 de julho

4 A Apple tem margem de lucro de 49% a 58% no iPhone

Entre abril de 2010 e março de 2012, a Apple lucrou praticamente metade dos preços pagos pelo iPhone no mundo todo. No iPad, a margem foi menor: ficou entre 23% e 32%.

Revelado 26 de julho

5 A Samsung disse que o iPhone era fácil de copiar

O advogado da Apple Harold McElhinny apresentou papéis internos da Samsung que diziam que o iPhone era fácil de ser copiado. Segundo McElhinny, um executivo da empresa mencionou uma "crise de design" causada pelo smartphone da Apple.

Revelado 31 de julho

6 Steve Jobs sonhava com um 'iCar'

Apesar de nunca ter desenhado um carro de marca Apple, Steve Jobs considerava seriamente a possibilidade de criar o que seria o "iCar", segundo o vice-presidente de design da empresa, Phil Schiller.

Revelado 3 de agosto

7 Tablet da Samsung despertou o interesse da Apple por um 'iPad mini'

O Galaxy Tab, lançado em 2010, foi enaltecido em e-mail escrito por Eddy Cue, responsável pelos serviços de internet e de software da Apple, ao alto escalão da empresa. "Há um mercado de tablets com sete polegadas, e deveríamos criar um", escreveu Cue em janeiro de 2011.

Revelado 3 de agosto

8 A Samsung ficou obcecada com o iOS

Em um relatório interno de 132 páginas datado de 2010, engenheiros da Samsung comparam o software do Galaxy S e de outros smartphones da empresa ao do iPhone, função por função. A tônica é tornar a interface dos aparelhos mais parecida com a do iOS.

Revelado 7 de agosto

9 Só nos EUA, a Apple vendeu 85 milhões de iPhones

Desde o lançamento do iPhone, em 2007, até o segundo trimestre de 2012, 85 milhões de unidades do aparelho foram vendidas só nos EUA, país de 314 milhões de habitantes. Ali, o Samsung Galaxy S 2 teve 4,1 milhões de unidades vendidas.

Revelado 9 de agosto

10 O iPad poderia ter sido lançado com um pezinho

Alguns dos protótipos do iPad apresentados como evidência têm características peculiares, como a marca do iPod, duas entradas para o conector dock e até uma versão com pezinho na parte traseira.

Revelado ao longo do processo

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.