São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel do Google mostra os lugares em que você esteve

Com base em GPS do celular, serviço estima horas gastas em casa e no trabalho e exibe viagens feitas; informações são privadas

DE SÃO PAULO

Em maio, você passou em média 44 horas semanais no trabalho. Ficou 51 horas em casa nos últimos sete dias.
Esteve na altura do número 2.000 da avenida Paulista nos dias 11, 15 e 27 de maio -este, aliás, é um dos lugares que você mais frequenta.
Viajou para o Rio de Janeiro entre 22 e 24 de maio.
O local mais longe de casa onde você esteve foi Barcelona, em fevereiro.
Com o novo recurso painel (google.com/latitude/apps/history/dashboard), lançado na semana passada, usuários do serviço Latitude, do Google, passaram a dispor de informações detalhadas como essas sobre as próprias vidas.
Em meio a acalorados debates sobre privacidade na rede, o Google já adianta: tais dados só podem ser vistos pelo próprio usuário.
Inaugurado em fevereiro de 2009, o Latitude permite compartilhar sua localização exata com amigos e ver em tempo real onde eles estão em um mapa.
Essas informações são obtidas por meio do GPS de telefones celulares ou por triangulação de antenas.
O Latitude já contava com o recurso histórico de locais, que mostra em um mapa os lugares em que você passou e em quais dias e horas -informações que ficaram mais organizadas com o painel.
Usuários do Latitude que pretendem ver o painel precisam antes ativar o histórico de locais (google.com/latitude/apps/history/view).
Não é possível informar ao Latitude o endereço da sua casa ou do seu trabalho, mas ele estima esses dados por meio de uma análise simples de seus hábitos: se, de segunda a sexta-feira, você fica das 9h às 18h em um determinado local, é quase certo que lá é o seu local de trabalho.
O Google observa, porém, que "as informações do painel estão em estágio beta e serão aprimoradas ao longo do tempo".

ATÉ A LUA
Além das informações triviais, o recurso oferece outra, mais lúdica, bem ao estilo descontraído do Google: desde que este repórter começou a usar o Latitude, percorreu 51.513 km. Para chegar à Lua, faltam 311.590 km, segundo o Google. (RAFAEL CAPANEMA)

SE LIGA
COMO USAR
Para usar o Google Latitude (google.com/latitude), é preciso instalar no celular o Google Maps. O serviço é compatível com Android, iPhone, BlackBerry, Windows Mobile e Symbian.


Texto Anterior: Na esteira do Facebook
Próximo Texto: Diretrizes da Apple são questionadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.