São Paulo, quarta-feira, 02 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MUNDO DIGITAL

tec@uol.com.br

NOTAS DA SEMANA

Cérebro na máquina

A IBM está tentando simular o poder computacional do cérebro humano por meio de um supercomputador chamado Blue Gene. Para atingir o objetivo, a empresa vai usar 880 mil processadores, cada um com 1 Gbyte de memória. Isso deve ocorrer até 2019. Atualmente, o Blue Gene conta com 147.456 processadores, cerca de 4,5% do poder computacional do órgão humano. A pesquisa tenta entender o funcionamento do cérebro e também visa o desenvolvimento de chips.

// AÚDIO DA APPLE ABERTO
Na semana passada, a Apple transformou em um projeto de código aberto o ALAC, codec de áudio de alta qualidade desenvolvido pela empresa.
Com o ALAC é possível comprimir o tamanho de arquivos de áudio em até 60% sem perda de informações.
A abertura do projeto torna acessível, entre outros elementos, o codificador e o decodificador do ALAC. Ele vai ficar sob uma licença Apache, permitindo que qualquer um use, modifique e distribua o software.

REVIVAL Em 1997, o finado site suck.com imaginou cards de figurões da tecnologia da época, que voltaram em blogs nesta semana; veja em suck.com/netmoguls

Isca A Microsoft e a Nokia vão distribuir 85 mil unidades do Lumia, o recém-lançado smartphone da empresa finlandesa que roda Windows Phone, para blogueiros, desenvolvedores e formadores de opinião em todo o mundo. A ideia é que isso popularize a plataforma.

Preocupação Membros do governo de Taiwan ficaram apreensivos após a Apple obter a patente relacionada ao desbloqueio de smartphones acionado com o deslizar do dedo na tela. Eles temem que isso possa prejudicar fabricantes locais, como a HTC.

Escaldado "Baseados nas experiências amargas que tivemos com o 3DS, estamos nos esforçando para não tropeçarmos no lançamento do Wii U", disse na semana passada Satoru Iwata, presidente da Nintendo. A versão final do novo console é esperada para a próxima E3, que está marcada para junho de 2012.

Retorno Depois de usar com destreza as mídias sociais na campanha que culminou com a sua eleição em 2008, Barack Obama tenta repetir o feito. Na semana passada, ele estreou uma página no Tumblr como parte da campanha de 2012.


Texto Anterior: Herança digital em testamentos
Próximo Texto: Quadrinhos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.