São Paulo, quarta-feira, 03 de agosto de 2011

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Antes instrumento, iPad se torna loja de música para bandas

Artistas como Pixies e Björk utilizam tablet da Apple para divulgar novos trabalhos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar da grande seleção de aplicativos dedicados a produção de música -que fez a banda Gorillaz abandonar parte dos instrumentos em seu último álbum-, o iPad é agora também a antiga loja de discos para vários artistas.
A cantora islandesa Björk, por exemplo, está lançando seu novo trabalho aos poucos, por meio de um trabalhado aplicativo para o tablet da Apple.
O objetivo da cantora era expandir a relação de seus fãs com a música. Inicialmente, a ideia era usar uma casa para aumentar a área sensorial da obra, com imagens e vídeos. Mas, para aumentar o alcance do projeto, ela se juntou a Scott Snibbe, artista digital que desenvolveu seu "álbum-aplicativo".
O aplicativo é gratuito, mas as músicas são compradas individualmente. Por enquanto, apenas a faixa "Crystalline" está disponível no app, ao preço de US$ 2.
Mas não se trata apenas de uma MP3 para download: o usuário pode "passear" pelos túneis da música, modificando timbres e colaborando em tempo real com o resultado, em uma experiência imersiva e incomum.
Além do trabalho visual, Björk também utilizou o iPad como instrumento em algumas faixas do álbum.
Em entrevista ao site Drowned in Sound, a cantora disse que espera que os hackers façam a sua parte e transformem seu aplicativo em algo compatível com diversas plataformas, como Symbian e Android.

BOCA A BOCA DIGITAL
Já o aplicativo da banda americana Pixies, que entrou na App Store na última semana, tem uma proposta diferente: fazer a banda ser comentada nas redes sociais.
O app, disponível para iPhone, oferece quatro álbuns para audição gratuita, desde que o usuário cadastre seu e-mail e publique uma mensagem em seu Twitter ou Facebook -o novo boca a boca musical, que saiu das lojas e entrou nas redes sociais.
Também é possível comprar os álbuns de estúdio da banda e acompanhar a turnê, assistir a vídeos e ler notícias. Cada ação rende pontos aos usuários. (LEONARDO MARTINS)


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