São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TEST DRIVE

Sistema GPS e busca por voz funcionam bem

DE SÃO PAULO

O Google anunciou na semana passada dois recursos para celular feitos um para o outro: a busca por voz em português e a navegação GPS no Brasil.
Quando foi anunciado nos EUA, em outubro de 2009, o gratuito Google Maps Navigation virou de cabeça para baixo o mercado de navegação GPS para telefones celulares, então dominado por programas pagos -e caros.
O Google Maps Navigation só funciona no Android e exige pelo menos a versão 1.6. A busca por voz também está disponível no iPhone.
Para iniciar a navegação GPS, basta apertar um botão e falar ao celular o destino (também é possível digitá-lo, é claro). Não é necessário dizer o endereço completo -falar o nome do estabelecimento já é suficiente.
Com o Street View, é possível visualizar a área onde se fará uma conversão durante o trajeto, útil quando se está em um lugar desconhecido.
O sistema às vezes sugere conversões proibidas e caminhos pouco inteligentes, mas nada, afinal, que comprometa a reputação de um programa tão bom que não parece ser gratuito.
A busca por voz é capaz de compreender palavras complicadas como Nhambiquaras, Itaquaquecetuba e Pindamonhangaba. Falta ao sistema, porém, um pouco de flexibilidade -seria bom se, ao ouvir endereços, entendesse "meia" como seis, por exemplo.
(RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Android em números
Próximo Texto: Fragmentação assombra o Android
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.