São Paulo, quarta-feira, 04 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Meça seus sorrisos ao ver vídeos on-line

DE SÃO PAULO

Você pode medir sua quantidade de sorrisos ao ver um vídeo no YouTube com uma demonstração do sistema desenvolvido por Rosalind Picard e sua equipe do MIT. Para fazer isso, acesse bit.ly/sorrisomit.
No site, você deve clicar sobre um dos vídeos exibidos. A próxima tela trará uma janela com a pergunta Want to track your smile? (quer que façamos o rastreamento do seu sorriso?, em tradução livre). Você deve responder Sure, you bet (sim, pode apostar, em tradução livre).
Além da webcam e de uma conexão com a internet do tipo banda larga, seu computador --Mac ou PC-- precisa ter um processador de ao menos 1 GHz, memória RAM de pelo menos 512 Mbytes e uma webcam instalada. Também é recomendado ter o Adobe Flash Player 10.2 instalado na máquina, segundo o site.
De acordo com Picard, a ideia é que, no futuro, o sistema possa fazer sugestões a partir da quantificação dos sorrisos dos usuários.
"Por exemplo, se você tivesse amigos que sorriem para as mesmas coisas que você sorri. No caso de eles assistem a algo que lhes faz sorrir, provavelmente você vai querer ver o mesmo vídeo", disse a pesquisadora.
Os sensores que levam em conta as informações fisiológicas encontradas na superfície da pele podem ser vistos no site da empresa Affectiva (affectiva.com).
Segundo informações da empresa, que tem Picard como cofundadora e cientista-chefe, o sensor já está em uso em alguns projetos-piloto. Em um estudo de problemas do sono de crianças autistas, por exemplo, ele está sendo usado para dar informações sobre o grau de empolgação e os padrões de estado de alerta das crianças, ajudando e entender melhor o tratamento. (AD)


Texto Anterior: Saiba mais sobre Rosalind Picard
Próximo Texto: Grupo cria meios para que mente controle máquina
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.