São Paulo, quarta-feira, 04 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JOGOS

Criadores de videogames passam a considerar emoções do jogador

DE SÃO PAULO - O estado emocional dos jogadores de videogame durante uma partida é um dos centros do trabalho do psicólogo Mike Ambinder, que trabalha em parceria com a desenvolvedora de jogos Valve Software.
"Ao gravar as respostas psicológicas das pessoas que testam os jogos, podemos ter mais precisão para estimar o estado emocional deles", disse Ambinder ao site da "New Scientist" (newscientist.com). Essas emoções seriam, então, usadas para moldar a continuidade dos jogos. Um exemplo é tornar o game mais fácil, se o jogador está muito estressado.
A "New Scientist" também cita o exemplo de Lennart Nacke, pesquisador da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, que montou um jogo de tiro que usa um Xbox 360 normal e uma série de sensores para indicar estados fisiológicos do jogador. Assim, os batimentos cardíacos do jogador são usados na hora de controlar a velocidade do personagem virtual dentro do jogo de tiro.
A revista revela que os dez voluntários que já usaram o sistema demonstraram reações positivas: acharam que aumentou a sensação de imersão no jogo.


Texto Anterior: Sistema permite fazer ligação no celular ao olhar para os números
Próximo Texto: Veja sites que usam e mapeiam emoções
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.