São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA COMO
PROTEGER SUAS INFORMAÇÕES


SENHA 1
Usadas na autenticação de sites, são uma barreira para que ninguém mais tenha acesso aos seus dados. É bom que sejam combinações de letras (maiúsculas e minúsculas) e números.

SENHA 2
Se for fácil de lembrar e diretamente ligada com suas informações pessoais, será mais fácil de ser quebrada. Cuidado com os programas que pedem sua senha.

ANTIVÍRUS
Programa que identifica e bloqueia vírus, antes que eles afetem seu computador. As opções são muitas e, para escolher, é interessante checar testes feitos por laboratórios independentes como o AV-Comparatives (av-comparatives.org).

HÁBITOS
Alguns hábitos no uso do computador melhoram sua segurança: bloqueie a máquina sempre que sair de perto, desconecte-a da internet quando não estiver usando e vasculhe opções de segurança que os programas oferecem.

CRIANÇAS 1
As crianças exigem um tratamento especial quando estão acessando a internet. Alguma dicas aos pais e professores são: se envolva nas atividades on-line da criança (pense em um jogo on-line do qual vocês podem participar juntos) e deixe o computador em um lugar aberto.

CRIANÇAS 2
Além disso, estabeleça regras, faça alertas dos perigos aos quais elas estão expostas na rede e considere a ideia de instalar ferramentas para o controle de pais.

SPAM 1
Os e-mails desnecessários e, às vezes, maliciosos podem ser evitados: não dê seu e-mail a qualquer pessoa; antes de enviar seu e-mail a sites e confira suas políticas de privacidade.

SPAM 2
No seu serviço de e-mail use os filtros e o serviço de reportar spam disponibilizados pelo programa. Também não é recomendado que se clique nos links trazidos por essas mensagens.

CHATS
É possível usar chats de internet e mensageiros instantâneos com segurança. Para isso: desabilite opções de download automático nos programas que usa; seja consciente em relação às informações que divulga e não acredite em tudo que é dito

REDES SOCIAIS
As redes sociais são apontadas como grande porta de entrada de programas maliciosos nos computadores. Para evitar isso, limite a quantidade de informação pessoal que você publica nos sites e use as configurações de privacidade


FONTE: Sistema nacional de ciberalerta dos Estados Unidos (us-cert.gov)


Texto Anterior: Microsoft propõe colaboração para combater crime
Próximo Texto: Risco à privacidade é investigado nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.