São Paulo, quarta-feira, 06 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mais de 1,5 milhão de páginas são infectadas

Usuário é direcionado para site malicioso

DE SÃO PAULO

Um código malicioso comprometeu mais de 1,5 milhão de endereços da internet em menos de quatro dias na semana passada, segundo informa a empresa de segurança Websense.
Apelidada de LizaMoon, a ameaça insere uma linha de código malicioso na página da internet. A empresa de segurança afirma que está sendo usada uma tática de ataque conhecida como injeção SQL --técnica que injeta códigos para explorar uma vulnerabilidade de segurança da máquina.
A Websense avisa que, ao entrar em um site infectado, o usuário é levado para outro endereço, onde é recebido com alertas de que seu computador está com a segurança comprometida. Se clicar na mensagem, o usuário vê na sua tela varreduras de segurança e alertas de mentira. No final do processo, ele é conduzido à instalação de um antivírus falso chamado Windows Stability Center.
Se cai na lábia do cibercriminoso e instala o falso antivírus, o usuário é levado a acreditar que existem ainda mais problemas com seu computador. Em seguida, o programa pede que seja adquirida a versão completa do software para que as falhas possam ser efetivamente consertadas. Veja como a LizaMoon funciona em bit.ly/ameacaurls.
Para não cair em armadilhas do tipo, é preciso deixar as ferramentas de segurança do computador sempre atualizadas. (AMANDA DEMETRIO)



Texto Anterior: Luli Radfahrer: Uma crise de meia-idade
Próximo Texto: Sistema: Microsoft envia cópias do Windows 8 aos fabricantes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.