São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

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OPINIÃO IMAGEM

Profissões de fotógrafo e de cinegrafista devem convergir

Distância entre as duas funções diminui com a nova geração de câmeras

JOÃO WAINER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fotografia e vídeo, apesar de semelhantes na essência, são narrativas distintas. Enquanto na foto a ideia é sintetizar a maior quantidade possível de informações em uma só imagem, no vídeo, o formato, a edição e o áudio permitem contar a história de outra maneira.
Porém, com a chegada das câmeras de foto que gravam vídeo e das de vídeo que fazem foto, essa distância vem diminuindo rapidamente.
Quando a câmera 5D da Canon foi lançada, em 2009, trazendo integrada a função vídeo, ninguém imaginava o que aconteceria logo em seguida. Com um CCD (sensor de captação de imagens) maior e a facilidade da troca de objetivas, que dão ao vídeo uma profundidade de campo que apenas equipamentos caríssimos alcançavam, a 5D produzia imagens em HD (alta definição) de qualidade até então inimaginável dentro de uma faixa de preço bem mais acessível.
Rapidamente os profissionais da área de vídeo a adotaram e passaram a utilizá-la como câmera principal em filmes publicitários, longas-metragens, documentários ou qualquer produto que exigisse qualidade de imagem HD. E isso não é pouca coisa.
Para os fotógrafos de still, a possibilidade de gravar vídeo enquanto se fotografa, aliada à popularização do uso de vídeos na internet, abriu uma nova fronteira na profissão. Misturando vídeos, áudios e fotos, muitos passaram a produzir com facilidade um novo tipo de produto audiovisual que tem sido utilizado em sites de jornais e revistas mundo afora. Isso diminuiu a distância que existia entre fotógrafos e cinegrafistas e de quebra tornou mais acessível a qualquer pessoa produzir um filme com qualidade de imagem absurdamente boa.
No ano passado, a "Esquire" fez a primeira capa de revista utilizando uma câmera de vídeo. O fotógrafo Greg Willians, com uma câmera RED, gravou por alguns minutos em um estúdio a atriz Megan Fox e extraiu o melhor frame para publicar na capa da revista impressa, abrindo mais uma nova fronteira para fotógrafos de still.
Apesar da excelente qualidade da imagem, a 5D e todas as outras DSLR que gravam vídeo ainda têm uma série de deficiências. Mas a qualidade da imagem é tamanha que compensa todo o resto.
Tecnicamente são muitas mudanças, mas a principal delas é mesmo conceitual. A partir do momento em que as câmeras de vídeo passam a fotografar e as de foto a gravar vídeo, duas profissões até então distintas começam timidamente a caminhar para uma só. Acredito que, num futuro próximo, fotógrafos e cinegrafistas serão chamados apenas de profissionais de imagem, sejam elas em movimento ou não.


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