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OPINIÃO IMAGEM
Profissões de fotógrafo e de cinegrafista devem convergir
Distância entre as duas funções diminui com a nova geração de câmeras
JOÃO WAINER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Fotografia e vídeo, apesar
de semelhantes na essência,
são narrativas distintas. Enquanto na foto a ideia é sintetizar a maior quantidade possível de informações em uma
só imagem, no vídeo, o formato, a edição e o áudio permitem contar a história de
outra maneira.
Porém, com a chegada das
câmeras de foto que gravam
vídeo e das de vídeo que fazem foto, essa distância vem
diminuindo rapidamente.
Quando a câmera 5D da
Canon foi lançada, em 2009,
trazendo integrada a função
vídeo, ninguém imaginava o
que aconteceria logo em seguida. Com um CCD (sensor
de captação de imagens)
maior e a facilidade da troca
de objetivas, que dão ao vídeo uma profundidade de
campo que apenas equipamentos caríssimos alcançavam, a 5D produzia imagens
em HD (alta definição) de
qualidade até então inimaginável dentro de uma faixa de
preço bem mais acessível.
Rapidamente os profissionais da área de vídeo a adotaram e passaram a utilizá-la
como câmera principal em
filmes publicitários, longas-metragens, documentários
ou qualquer produto que exigisse qualidade de imagem
HD. E isso não é pouca coisa.
Para os fotógrafos de still,
a possibilidade de gravar vídeo enquanto se fotografa,
aliada à popularização do
uso de vídeos na internet,
abriu uma nova fronteira na
profissão. Misturando vídeos, áudios e fotos, muitos
passaram a produzir com facilidade um novo tipo de produto audiovisual que tem sido utilizado em sites de jornais e revistas mundo afora.
Isso diminuiu a distância que
existia entre fotógrafos e cinegrafistas e de quebra tornou mais acessível a qualquer pessoa produzir um filme com qualidade de imagem absurdamente boa.
No ano passado, a "Esquire" fez a primeira capa de revista utilizando uma câmera
de vídeo. O fotógrafo Greg
Willians, com uma câmera
RED, gravou por alguns minutos em um estúdio a atriz
Megan Fox e extraiu o melhor frame para publicar na
capa da revista impressa,
abrindo mais uma nova fronteira para fotógrafos de still.
Apesar da excelente qualidade da imagem, a 5D e todas
as outras DSLR que gravam
vídeo ainda têm uma série de
deficiências. Mas a qualidade da imagem é tamanha que
compensa todo o resto.
Tecnicamente são muitas
mudanças, mas a principal
delas é mesmo conceitual. A
partir do momento em que as
câmeras de vídeo passam a
fotografar e as de foto a gravar vídeo, duas profissões até
então distintas começam timidamente a caminhar para
uma só. Acredito que, num
futuro próximo, fotógrafos e
cinegrafistas serão chamados apenas de profissionais
de imagem, sejam elas em
movimento ou não.
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