São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja o que é preciso para editar vídeos no computador

Exigências mínimas são um programa de edição, um equipamento razoável e algum conhecimento técnico

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para editar vídeos no computador, você precisa, basicamente, de um programa de edição, de um equipamento razoável e de certo conhecimento técnico.
Para iniciantes, as duas opções de software mais famosas são os gratuitos Microsoft Windows Live Movie Maker e Apple iMovie.
Na outra ponta estão soluções bem caras e voltadas a profissionais, como o Avid Media Composer, o Apple Final Cut Studio, o Adobe Premiere Pro e o Sony Vegas Pro.
Essas mesmas empresas, porém, oferecem alternativas mais acessíveis -Pinnacle Studio, Final Cut Express, Premiere Elements e Vegas Movie Studio HD-, que provavelmente são as melhores opções para editar vídeos em casa, sem ambições profissionais. Não têm tantos recursos quanto seus irmãos maiores, mas são muito mais completos do que as opções gratuitas mencionadas.
Usuários do sistema Linux podem experimentar o Cinelerra, o OpenShot Video Editor e o PiTiVi.
O equipamento necessário varia conforme o programa escolhido e o conteúdo a ser editado. Confira os requisitos do software a ser usado -o ideal é que o computador tenha especificações bem superiores às mínimas listadas.
Grosso modo, para conteúdo em alta definição é necessário ter pelo menos processador com núcleo duplo e 2 Gbytes de RAM, mas 4 Gbytes de RAM (com sistema operacional 64-bit) e placa de vídeo com 256 Mbytes são recomendáveis.
Não subestime a quantidade de espaço a ser utilizada, principalmente se deseja preservar o material bruto. Um disco de 1 Tbyte pode ser um bom começo. E não se esqueça do backup.
A internet oferece ótimos recursos para autodidatas (veja lista ao lado), e cursos podem ajudar na especialização, mas saber mexer nos programas não é tudo -uma boa bagagem teórica em assuntos como linguagem cinematográfica pode melhorar muito a qualidade dos seus filmes. (EMERSON KIMURA)


Texto Anterior: Limitação não impede avanço das DSLRs
Próximo Texto: Sites
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.