São Paulo, quarta-feira, 07 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PC e Mac se inspiram em sistemas de smartphone

Windows 8 imita Windows Phone, e Mac OS X Lion adota traços do iOS

Rumos da Apple e da Microsoft acendem debates sobre tipo de sistema mais adequado para telas de toque


RAFAEL CAPANEMA
DE SÃO PAULO

Não estranhe se o seu próximo notebook tiver um jeitinho de smartphone ou tablet.
Os novos sistemas operacionais da Apple e da Microsoft para computadores tradicionais têm a mesma inspiração: as plataformas móveis das próprias empresas.
Previsto para 2012, o Windows 8 terá uma interface opcional descendente do sistema para celulares Windows Phone (ainda não disponível no Brasil) e otimizada para telas sensíveis ao toque.
Já o Lion, versão mais recente do Mac OS X, lançado em julho, toma emprestados recursos do iOS, usado no iPhone, no iPad e no iPod touch.
Os rumos da Apple e da Microsoft acenderam debates sobre o tipo de sistema mais adequado para dispositivos com touchscreen.
Antes do lançamento do primeiro iPad, em 2010, especulava-se se a Apple colocaria o tradicional e robusto Mac OS X no aparelho.
A empresa optou pelo minimalista iOS, uma decisão que parece ter sido acertada quando se olha para os números: 25 milhões de iPads vendidos até junho deste ano.
Quando demonstrou o Lion pela primeira vez, em outubro do ano passado, Steve Jobs explicou a decisão da Apple de não colocar touchscreen nos Macs. "Superfícies sensíveis ao toque não são verticais. Depois de um longo período de tempo, seus braços querem cair", disse.
Em vez de implementar touchscreen nos Macs, a Apple aprimorou e ampliou os gestos multitoque do sistema, que são executados em trackpads e mouses, e não diretamente na tela dos MacBooks e dos iMacs -uma diferença clara entre os dispositivos com iOS e os com Mac OS X.
Já a Microsoft tem convicção de que o Windows serve tanto para computadores com teclado e mouse quanto para tablets.
No blog Building Windows 8 (blogs.msdn.com/b/b8), que relata o desenvolvimento do novo sistema, a empresa mostrou o novo visual do tradicional gerenciador de arquivos Windows Explorer, que será semelhante ao da versão atual do Office.
A Microsoft admite que a nova interface do Explorer não foi desenvolvida com as telas de toque em mente, mas alega que os novos botões, maiores, funcionam melhor em touchscreens.
Em 2001, Bill Gates previa que, cinco anos depois, tablets seriam o formato mais popular de computador.
As máquinas com Windows e touchscreen, porém, nunca transcenderam nichos. Por isso, alguns analistas ainda desconfiam da insistência da empresa nessa combinação.


Texto Anterior: Folha.com
Próximo Texto: IFA 2011: Tablets, ultrabooks e TVs 3D são destaques de evento em Berlim
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.