São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Android e iOS repetem batalha de smartphones

Sistemas do Google e da Apple disputam usuários e desenvolvedores

Após passar iOS nos smartphones, Android tenta repetir o feito nos tablets; MeeGo, webOS e Windows correm por fora

DE SÃO PAULO

Os sistemas operacionais Android, do Google, e iOS, da Apple, devem repetir entre os tablets a acirrada batalha que já disputam entre os smartphones.
O Android, utilizado em boa parte dos tablets apresentados na IFA e em smartphones como o Motorola Milestone e o Samsung Galaxy S, tem como um de seus pontos fortes justamente a variedade de modelos.
É uma vantagem para o consumidor, que pode escolher entre diversos produtos geralmente compatíveis com os mesmos aplicativos, e para o desenvolvedor, que pode criar um programa e oferecê-lo a vários usuários de diferentes aparelhos. Os fabricantes ganham ao poder personalizar o sistema e lançar modelos que atendem a diferentes perfis de usuário.
O iOS, por outro lado, aparece apenas em aparelhos da Apple: iPad, iPhone e iPod touch. O consumidor é atraído principalmente pela qualidade desses produtos, e o grande sucesso comercial incentiva o desenvolvedor a criar aplicativos para eles.
Outra diferença entre os sistemas está nas lojas de aplicativos. Para um programa aparecer na App Store, ele precisa ser aprovado pela Apple -um trâmite criticado por ser algo lento e incoerente. O Android Market não exige esse processo, mas isso potencializa o oferecimento de aplicativos maliciosos.

COADJUVANTES
Há outros sistemas na batalha. O MeeGo, por exemplo, deve aparecer principalmente em aparelhos da Nokia, que desenvolve o sistema junto com a Intel.
A HP lançará produtos com o seu webOS, usado nos últimos smartphones da Palm, e com o Windows 7, em modelos voltados ao público corporativo.
O sistema da Microsoft tem como grande vantagem a familiaridade do usuário com sua interface e seus aplicativos, mas não é compatível com a arquitetura ARM, usada em muitos tablets novos. Por isso, os modelos com Windows 7 devem ter hardware mais poderoso, semelhante ao de netbooks.
A Microsoft ainda oferece o Windows Compact Embedded 7, um sistema mais leve que o Windows 7 e compatível com a arquitetura ARM.
A maior dificuldade dos concorrentes do Android e do iOS (com exceção do Windows 7) será convencer os usuários a adotar um sistema com menor oferta de aplicativos e os desenvolvedores a criar programas para uma base menor de usuários.


Texto Anterior: Tablets
Próximo Texto: Tecnologia permite digitar mais rápido em tablets
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.