São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Redes sociais de áudio ganham espaço

Blaving funciona com postagens de voz de até dois minutos; Gengibre oferece serviço parecido desde 2008

Usuários podem postar mensagens de voz por aplicativos de celulares, rede de telefonia ou pelo computador

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Tuitar e blogar já são palavras presentes na quinta versão do dicionário "Aurélio" da língua portuguesa, lançada no fim do ano passado.
Agora outro verbo quer tomar espaço no vocabulário dos usuários de redes sociais: blavear.
A palavra é uma referência a uma nova rede social, que troca a escrita pela voz, batizada de Blaving (www.blaving.com). No lugar dos posts ou mensagens de 140 caracteres, a base do site são arquivos de áudio de até dois minutos.
Os usuários podem publicar as mensagens pelo próprio computador ou por um aplicativo para telefone celulares, já disponível para iPhone (iOS), Android, BlackBerry e Java.
A empresa diz que "o Blaving permite desde mensagens sobre o dia-a-dia do usuário até a publicação de notícias ou até mesmo comentários e anedotas para artistas que usam as redes sociais como forma de divulgar seu trabalho".
Algumas funcionalidades do site são inspiradas em outras redes: o usuário pode seguir e ser seguido, escolher favoritos, compartilhar e republicar outras mensagens e contar com recursos de geolocalização.
Outra rede mais antiga, que deu as caras na web em 2008, oferece um serviço parecido: trata-se do Gengibre (<A HREF="http://www.gengibre.com.br">www.gengibre.com.br). Por meio dele, você pode fazer um perfil, seguir amigos, participar de comunidades e também consegue gravar mensagens direto do microfone do computador.
A integração com o Twitter, que publica a mensagem no microblog assim que gravada, também pode ser configurada. Se a opção for por usar um telefone celular para gravar a mensagem, em vez de um aplicativo próprio como o Blaving, o Gengibre usa a rede de telefonia. O custo é de uma ligação local para um telefone celular da Claro, que varia de acordo com a tarifa do seu plano.
O Gengibre disponibiliza um número específico para cada região.
O Blaving ainda está nascendo, por isso na nuvem de categorias do site a palavra mais citada é "teste". Já o Gengibre é bem usado por artistas amadores e amantes de música. O fato se nota pelas tags mais usadas: voz, violão, cover e música.
Não é sempre que há tempo -ou mesmo paciência- para digitar uma mensagem no Twitter no celular. Mesmo sendo apenas 140 caracteres, às vezes digitar no teclado do aparelho é incômodo demais ou, em alguns casos, apenas o tom de voz pode passar o que queremos dizer.
Se a ideia é só postar mensagens de voz no Twitter, há uma solução mais simples: o tuitefone. Para usar o serviço, basta ter uma conta no Twitter, acessar o site tuitefone.com e cadastrar um número de telefone. Em seguida, basta ligar para o número 0/XX/21/2025-6666 e deixar o recado.
O programa funciona bem e posta a mensagem no Twitter em menos de 30 segundos depois de gravada. O tuíte padrão aparece da seguinte forma: "Escuta só essa", seguido do link para ouvir a mensagem gravada. O texto pode ser personalizado.
Para enviar uma mensagem é cobrado o valor de uma ligação para o Rio de Janeiro. Ainda é possível usar a ferramenta para compartilhar a mensagem gravada em outras redes, como o Orkut e o Facebook.


Texto Anterior: Clique
Próximo Texto: Test Drive: Serviço da Nextel permite publicar gravações no Twitter
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.