São Paulo, quarta-feira, 09 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Somos ciborgues mentais"

DO ENVIADO ESPECIAL A HANNOVER

A nerd Amber Case prega que a tecnologia humaniza ao mesmo tempo em que nos dá status de ciborgues.
Queridinha dos pensadores digitais, a jovem lança seu primeiro livro neste ano e é descrita pela revista "Fast Company" como "uma nativa digital do futuro que viajou de volta no tempo para nos ajudar a descobrir como pensar".
Palestrante no ciclo de conferências TED e no prestigioso MIT (Instituto de Tecnologia de Massachuesetts), Case afirma: "Não somos como o Robocop ou o Exterminador do Futuro, mas somos ciborgues toda vez que olhamos para uma tela de computador ou quando usamos os dispositivos dos nossos celulares."
Somos ciborgues mentais, portanto. Em vez de usar pernas robóticas, temos supercelulares, extensões da nossa capacidade de ouvir e se locomover.
Se precisamos ficar frente a frente com alguém que está do outro lado do mundo, basta pegar um smartphone e iniciar uma teleconferência. É o equivalente, diz Case, a uma viagem no tempo e no espaço. A maioria das pessoas não enxerga o tamanho da mudança comportamental que isso traz, afirma ela, porque os itens tecnológicos estão cada vez mais orgânicos. (DM)

FOLHA.com
Leia entrevista completa e veja palestra com a filósofa digital
folha.com.br/te885177


Texto Anterior: Cebíticas
Próximo Texto: Óculos futuristas acessam universo digital
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.