São Paulo, quarta-feira, 09 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro de Al Gore ganha versão digital interativa

Para iPad e iPhone, "Our Choice" tem 400 páginas e uma hora de vídeo

Obra, que é continuação de "Uma Verdade Inconveniente", sai no fim deste mês; editora prepara mais títulos


FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A LONG BEACH, CALIFÓRNIA

A capa do livro traz uma foto do planeta Terra. Mas, ao contrário das publicações tradicionais, este globo gira sem parar em três dimensões e mostra o ponto exato da localização do leitor.
Trata-se de um livro digital de fôlego para iPad e iPhone, com 400 páginas, gráficos interativos e mais de uma hora de vídeos. "Our Choice" (Nossa escolha), de Al Gore, ganhará sua versão digital no final deste mês, ainda sem preço definido. O livro é uma continuação de "Uma Verdade Inconveniente", sobre o aquecimento global.
"Estamos trabalhando com outros títulos, vamos começar com livros de não-ficção", disse à Folha Mike Matas, cofundador da editora Push Pop Press, num evento de palestras chamado TED, na Califórnia.
Matas, que trabalhou durante quatro anos na Apple como designer sênior de interfaces, está pesquisando há um ano e meio o desenvolvimento de livros digitais e afirma que "Our Choice" será o primeiro do gênero.
"O livro "Alice no País das Maravilhas" [para iPad] tinha só umas 30 páginas. Este tem 400 e em cada uma existe algo interativo", disse Matas.
"O principal desafio é que você não consegue programar cada página individualmente. Criamos um sistema para que Al Gore e a editora pudessem mexer ou mudar o layout sem precisar quebrar a tecnologia."
Matas não diz quanto custou a empreitada. "Era muito mais caro fazer antes. Agora que já temos a tecnologia, podemos refazer outros. É só nos prover o conteúdo e nós criamos o livro."
Uma das coisas mais interessantes de "Our Choice" são os gráficos interativos, como mapas dos EUA que mostram os potenciais de energia eólica ou solar. Ao arrastar o dedo na tela do iPad ou iPhone, surgem números de produção em potencial de cada Estado americano.
Em outro, o usuário precisa assoprar na tela para fazer girar uma hélice de um moinho e assim gerar energia para iluminar uma casa.
A voz de Al Gore surge em diversos momentos, como em vídeos de cerca de dez minutos para explicar mecanismos do combate ao aquecimento global.


Texto Anterior: Atalho - José Antonio Ramalho: Saiba como recuperar fotos apagadas
Próximo Texto: Cientista enche casa de câmeras para estudar aprendizado de filho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.