São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MUNDO DIGITAL

tec@uol.com.br

NOTAS DA SEMANA

Decifrando o código

Pesquisadores da Universidade Stanford desenvolveram uma ferramenta capaz de resolver automaticamente captchas -aquela sequência de letras complicada de ser lida que é pedida por sites e que ajuda a provar que o usuário da página não é um robô fazendo spam. O método, chamado segmentação, tenta reduzir as distorções na imagem até que os caracteres fiquem legíveis para o programa. Foram derrotados captchas da Wikipédia, do site da CNN e do Digg.

//MORRE EX-CEO DA IBM
Morreu na última quinta-feira John R. Opel, que ocupou o cargo de executivo-chefe da IBM na primeira metade dos anos 1980. Ele tinha 86 anos, e a causa da morte não foi revelada. Opel estava no comand quando a IBM lançou o IBM 5150.
Conhecido como IBM PC, o aparelho foi o primeiro computador pessoal da companhia. Ele atingiu sucesso comercial e ajudou a cimentar na indústria a dobradinha "software da Microsoft e processador da Intel" que dura até hoje.

HOMENAGEM Uma exposição no shopping Plaza Sul (pça. Leonor Kauppa, 100, SP) reúne 81 trabalhos de cartunistas brasileiros com Steve Jobs como tema

Problema à vista As enchentes na Tailândia podem ser sentidas no mercado global de computadores. O país detém cerca de 40% da fabricação mundial de discos rígidos, e a produção deve ser reduzida entre 25% e 40% por conta das chuvas, estima o IDC.

Declínio Pela primeira vez na década o Internet Explorer teve menos da metade do domínio do mercado de navegadores. Segundo a Net Applications, a fatia do navegador da Microsoft foi de 49,59% no mês de outubro. A pesquisa também inclui navegadores para dispositivos móveis.

Novo serviço 1 Dustin Moskovitz, um dos cofundadores do Facebook, lançou na semana passada sua nova empresa. A Asana oferece um serviço de organização de tarefas na web e visa melhorar a eficiência no ambiente de trabalho.

Novo serviço 2 O Pwnedlist permite que você descubra se o seu e-mail ou nome de usuário em serviços de internet já caiu nas mãos de hackers. Para fazer a consulta, entre em pwnedlist.com. O site tem um banco de dados com quase 5 milhões de logins e endereços que foram parar onde não deveriam.


Texto Anterior: Entrevista: 'Games são mais do que parecem à primeira vista'
Próximo Texto: Quadrinhos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.