São Paulo, quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresas brigam na Justiça para proteger patentes

Supostas infrações levam companhias a entrar em guerra de processos relacionados a tecnologia móvel

Apple, Kodak e Nokia estão entre empresas que mais se envolveram em batalhas judiciais nos últimos três anos

LUIZ GUSTAVO CRISTINO
DE SÃO PAULO

Mesmo podendo ser longas, batalhas judiciais se tornaram costume das empresas de tecnologia móvel para garantir suas patentes.
Um dos casos mais recentes é o processo ajuizado pela Apple contra a Motorola e seu Droid no fim de outubro, alegando violação de três patentes do iPhone.
A Microsoft também havia processado a empresa por nove patentes relacionadas ao sistema Android, do Google, razão, ainda, de uma batalha da Apple contra a fabricante de celulares HTC, que teria desrespeitado 20 patentes, como a "liberação do aparelho por meio de gestos sobre imagem que representa destravamento", recurso comum em smartphones.
Há casos resolvidos por acordo, como o da Kodak contra a Samsung e a LG por patente ligada à visualização de fotos em câmeras. A solução foi o licenciamento cruzado de tecnologias, uma espécie de troca de patentes.
Mas nem tudo é patente no mundo dos smartphones. Diante de um suposto cartel que regulava preços de telas de LCD para portáteis, a Nokia reagiu e levou concorrentes como LG, Samsung e Sharp para a Justiça.


Texto Anterior: Toque, fale, interaja: casa do futuro dispensa teclado e mouse
Próximo Texto: Foco: iPad vira garoto propaganda de anunciantes brasileiros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.